CHUVAS – JOÃO MELLO ACOMPANHA REPAROS NAS ESTRADAS E FECHA ACORDO PARA MANUTENÇÃO PREVENTIVA NO CARMO MESSIAS

joão mello chuvasO prefeito João Mello e representantes da Sabesp e do consórcio responsável pela construção do Sistema São Lourenço, reunidos na manhã de hoje (23) na prefeitura, firmaram acordo mediante o qual os serviços de manutenção da Estrada Nossa Senhora do Carmo Messias [na região central do bairro Carmo Messias] será feita com maior regularidade, a fim de evitar que essa via fique intransitável, como vem ocorrendo com frequência e causando imenso desconforto à população da localidade.

Os danos da estrada são causados pelo fluxo de caminhões pesados que fazem transportes de carga para a construção do Sistema São Lourenço que captará água no município para abastecer parte da região metropolitana de São Paulo. O problema é tão crítico que na manhã de hoje um grupo de moradores, acompanhado de quatro vereadores – Rozi Soares Machado (PTB), Elisângela de Souza Soares (PTB), Armelino Moreira Jr. (PSB) e Antonio Reginaldo Firmino (PP) -, fez um bloqueio na estrada de cerca de duas horas, desfeito assim que apareceram máquinas para fazer reparos de emergência naquele trecho.

“Mas voltaremos a interromper o fluxo de caminhões, se a empresa não fizer imediatamente os devidos reparos”, informou um porta-voz do movimento a vitrine online.

“É preciso que os responsáveis pela construção das obras tomem providências efetivas, a fim de devolver a dignidade de mobilidade à população. A destruição da estrada é tão séria que moradores no Ribeiros têm de caminhar vários quilômetros a pé para pegar ônibus e seguir para o trabalho”, declarou João Mello.

O prefeito informou ainda que os representantes de ambas as empresas admitiram que a manutenção preventiva da estrada tem sido feita quando “a situação chega no limite total”, o que tem causado os problemas que afligem tanto os moradores do Carmo Messias.

“CORRENDO CONTRA O TEMPO”

João Mello que lançou na última quarta-feira (18) o “Programa Correndo Contra o Tempo – Emergencial” para combater as condições das estradas devido às fortes chuvas [as mais intensas na região de Ibiúna dos últimos vinte anos], está acompanhando pessoalmente as atuações na linha de frente das providências emergenciais, com apoio operacional de seu secretário de Obras, Cesar Petrucelli, e do diretor da Divisão de Serviços Públicos, Vandevaldo Dias da Rocha.

Hoje, logo cedo, foi vistoriar a situação da Estrada das Garças, no bairro Gabriel, que foi destruída por uma forte correnteza que levou a terra impedindo até mesmo a passagem de pedestres. O prefeito disse que seria necessário esperar que a correnteza diminuísse, mas em virtude da necessidade premente dos moradores “vamos, ainda hoje, fazer um desvio do fluxo das águas”, instalar tubos para permitir sua passagem de um lado para o outro da rua e reestabelecer o trânsito ali.

No bairro do Carmo Messias, entre Carmo Messias e Ribeiros, o ônibus não conseguia chegar “a gente foi lá e fez colocação de pedras”. No bairro dos Pires em direção ao Grilos foi feito desassoreamento de um trecho rio que estava alagando várias casas. Isso terá que ser feito também no bairro dos Gatos – disse o prefeito – só que nesse caso vamos precisar locar uma máquina mais potente e específica porque o rio ali é largo.

Além disso, no bairro dos Gatos, a linha de tubos que havia ali afundou e terá que ser refeita de modo mais consistente.

“No bairro da Cachoeira tivemos que enviar máquinas para desobstruir a estrada onde houve deslizamento. No bairro do Rosarial, havia ameaça de desbarrancamento na estrada, fizemos uma limpeza do barranco de modo preventivo para evitar o deslizamento.”

O prefeito disse que ainda existem muitos pontos em situação de emergência, “que nós não pudemos atuar por causa das condições do tempo, mas com a redução da chuva, já poderemos atuar em outras localidades e prosseguir nesse trabalho”.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *