IBIÚNA – MORTE DE JOVEM NO PÓS-PARTO COMOVE MUNÍCIPES; PREFEITO ANUNCIA QUE ASSUMIRÁ GESTÃO DA MATERNIDADE

joão mello no comando da maternidade

A morte de uma jovem ibiunense, muito conhecida na cidade, por volta das 23h30 da última terça-feira (28), quando chegava ao Hospital Regional de Sorocaba, depois de ter dado à luz na Maternidade do Hospital Municipal, provocou forte comoção pública manifestada sobretudo nas redes sociais.

Esse fato terá sido provocado por uma “intercorrência” [termo médico que significa “ocorrência de um evento inesperado em um procedimento médico, que não poderia ser em geral previsto ou alertado ao paciente”], segundo mencionaram médicos ouvidos por vitrine online ontem e hoje (2).

Em vista desse acontecimento, o prefeito João Mello, que assumiu o cargo há cerca de sessenta dias, postou no dia 1º mensagem em sua conta no Facebook em que lamenta o ocorrido, manifesta solidariedade aos familiares da vítima, informa que tomará as medidas necessárias para esclarecer o ocorrido e anuncia que “cuidará pessoalmente na gestão da maternidade”. Ele é médico pediatra há vinte e três anos.

“Vou trabalhar lado a lado com a administração e com os médicos para melhorar a assistência às mães e aos bebês e iniciaremos, ainda esta semana, uma série de ações para melhorar mais ainda o atendimento no hospital”, afirmou o prefeito.
MENSAGEM À POPULAÇÃO

 

Eis, na íntegra, a mensagem divulgada pelo prefeito João Mello:

“Ontem (1.2) encerrei meu dia no Hospital de Ibiúna, acompanhando de perto uma paciente que teve uma intercorrência na hora do parto e que desencadeou complicações importantes. O episódio me deixou extremamente comovido; por isso, fiz questão de ficar no hospital para entender o caso e dar todo apoio necessário naquele momento.
Gostaria de manifestar minha solidariedade e meu mais profundo pesar à família e aos amigos da mãe atendida. Num momento como esse, é difícil expressar tudo o que estou sentindo.
Infelizmente, percebi que nosso hospital ainda sofre reflexos danosos de maus hábitos do passado, apesar dos nossos esforços para melhorar a saúde do município.
Sei que as mudanças levam tempo, mas é muito difícil esperar. Diante de tudo o que vi, decidi que irei atuar pessoalmente na gestão da nossa maternidade. Vou trabalhar lado a lado com a administração e com os médicos para melhorar a assistência às mães e aos bebês e iniciaremos esta semana, ainda, uma série de ações para melhorar mais ainda o atendimento no hospital.
Vamos tomar todas as medidas para esclarecer o ocorrido.”

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *