Vitrine Online, a melhor informação !

ATO REVELA IMPORTANTE SURPRESA: O RIO SOROCABA NASCE EM IBIÚNA

No Dia Mundial da Água, celebrado na última sexta-feira (22), a Estância Turística de Ibiúna, ao fixar uma placa no varjão que margeia a cidade, demarcou a nascente do Rio Sorocaba, próximo à junção dos rios Sorocabuçu e Sorocamirim no município, distante cinquenta quilômetros de Sorocaba. Desse ponto, o Rio Sorocaba prossegue seu curso, desaparece nas águas da Represa de Itupararanga até reaparecer com seus próprios contornos em uma das margens da represa. Esse evento se incluiu no calendário das comemorações do 156º aniversário de Ibiúna

A Represa de Itupararanga, construída em 1912, é responsável pelo abastecimento de cerca de um milhão de pessoas e diversas cidades, sendo o Rio Sorocaba seu principal formador. A área abrangida pela represa e seus contribuintes constitui um vasto potencial turístico, ainda pouco explorado racionalmente.

Um pequeno grupo de pessoas fez uma trilha no meio do mato e no varjão até chegar às proximidades da confluência dos dois rios, mas, devido às chuvas, não pôde ir além de um ponto próximo, pois a área está alagada. No caminho cruzou com vacas e cavalos que pastam por ali.

O prefeito Eduardo Anselmo, acompanhado dos secretários do Meio Ambiente e do Turismo, dos funcionários especializados do Meio Ambiente, um representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente de Sorocaba, além de seguranças da CBA participaram do ato num cenário natural “que poderá se transformar num interessante polo de atração turística e para estudos de biodiversidade”, informou o ambientalista Peterson de Almeida.

A inscrição “Aqui começa o Rio Sorocaba” impressa na placa tem um significado que ultrapassa o registro histórico para o município e para a região, uma vez que, apesar de toda a relevância do Rio Sorocaba, sua nascente nunca foi valorizada. A propósito, o diretor de Meio Ambiente do Município de Ibiúna, Fernando Salles Rosa, assinalou: “A ação é fundamental para chamar a atenção dos órgãos públicos, meios de comunicação, empresas privadas e da sociedade em geral para a necessária reflexão sobre a importância de preservação de tal área e sobre a gestão socioambiental compartilhada no território da Bacia do Alto Sorocaba, que coincide com a área de proteção ambiental Itupararanga”. Salles Rosa também ressaltou:

“Apesar de simples, esperamos que, com esse primeiro ato, possamos desencadear uma série de atividades educativas voltadas ao reconhecimento da importância desse local pela população ibiunense e demais consumidores dessas águas, sempre em parceria.”

Comentários