PREFEITO DE IBIÚNA VISITA ESCOLA E PARTICIPA DE UMA SURPREENDENTE AULA DE POLÍTICA DAS CRIANÇAS

joão e as crianças

As crianças de uma escola municipal de Ibiúna queriam conhecer o prefeito. Hoje à tarde ele foi ao encontro delas…e veja o que acontece. Aquelas criaturinhas sentadas no pátio da escola e outras tantas nos corredores do andar de cima agindo como gente grande! Nada disso, parecem mesmo ser muito melhores. Revelam a graça da espontaneidade, da ingenuidade, das almas com zero-preconceito.

Uma tarde de aprendizado pedagógico da democracia na sua prática mais saudável – diálogo franco e aberto – brotando do esplendor da alegria, dos braços estendidos “eu-eu-eu…” querendo fazer perguntas ao prefeito João Mello. E senta que lá vem pergunta, a primeira delas:

“É muito difícil ser prefeito?” Antes de responder, o prefeito já havia se apresentado, explicado o que faz um prefeito, as suas responsabilidades e compromissos de cuidar da vida das pessoas.

Agora esclarece que é difícil, mas necessário para toda a população e que se fizer o trabalho com amor e dedicação as coisas se tornam mais fáceis.

Outra pergunta: “Vai fazer manutenção de nossa escola?”. Mais uma: “Quando será arrumada a quadra de esportes?”

João Mello que de criança entende por ser médico pediatra há vinte e cinco anos responde a cada uma delas explicando que existem 75 escolas no município, 23 postos de saúde, e que todos precisam ser consertados e que isso será feito.

Além disso, um prefeito tem de cuidar de muitas outras coisas: da saúde das pessoas, das estradas, das ruas, da segurança. Esclarece, ainda numa resposta, que cuidar das calçadas, muitas delas estragadas, é de responsabilidade dos proprietários das construções, isso por lei, mas que também vai cuidar disso junto com os munícipes.

Num ruído de elevados decibéis, com os bracinhos erguidos para fazer perguntas, a criançada demonstra um fôlego e um entusiasmo emocionantes. O prefeito teria que ficar ali horas para as respostas. E vem uma forte:

“O senhor vai ajudar os pobres?”

O prefeito responde que sim, que faz parte de suas obrigações e que, para isso, ainda precisa trabalhar muito para recuperar a situação em que se encontra o município, cujo governo assumiu no dia 1º de janeiro.

Decidido que haveria só mais uma pergunta, lá do fundo um bracinho se levanta e a menininha: “O senhor vai na nossa festa junina no sábado?”

Sim, neste sábado, a Escola Municipal “Padre Elídio Mantovani”, situada na rua Treze de Maio, na região central da cidade, realiza sua festa junina no Ginásio de Esportes do Centro Olímpico, a partir das 13 horas. A arrecadação será revertida em fundos para a Semana da Criança em outubro. Estão cuidado de tudo com muito carinho para que seja uma festa bem legal!

leitura nova

galerinha

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *