Vitrine Online, a melhor informação !

6ª CONFERÊNCIA – IBIÚNA FOCALIZA DIREITOS SOCIAIS DOS CIDADÃOS E NÃO FAVOR OU CARIDADE

conferência social

A 6ª Conferência Municipal de Assistência Social que se realiza nesta sexta-feira (14), das 8 às 13 horas, no Centro Olímpico, no centro da cidade de Ibiúna, promete ser um divisor de água no conceito de assistência social no município.

“Desde janeiro, começamos a deixar para trás a ideia do assistencialismo baseado no favor e na caridade, e passamos a orientar nossas condutas com base nos direitos das pessoas carentes, de acordo com o que define o Sistema Único de Assistência Social implantado pelo Governo Federal.”

Essa afirmação foi feita pela secretária municipal de Assistência Social, Maria Angélica Gomes Balanco, à vitrine online [veja também entrevista na TVNG – pelo Facebook ou Youtube – no programa “Cara a Cara”, apresentado pelo jornalista Carlos Rossini, no ar desde ontem (12).

maria angélica

“A conferência – enfatizou a secretária – tem uma grande responsabilidade, que é a garantia de direitos no fortalecimento do Sistema único de Assistência social. Então nessa dia nós temos o grande desafio de tratarmos o caminho que seguiremos daqui para diante na garantir desses direitos. Hoje nós temos muitas pessoas que sofrem a pobreza em nosso município, que estão à beira da marginalização dentro da vulnerabilidade social que nós chamamos. E nós temos que erradicar essa pobreza e, principalmente, garantir que as pessoas que ainda não tenham seus direitos garantidos que eles tenham esse acesso aos programas sociais.”

Atualmente 5.300 famílias inscritas no cadastro único para os problemas sociais que incluem bolsa família, benefício de prestação continuada, de um salário mínimo, que é destinada a pessoa idosa ou com deficiência que não pode prover seu sustento, minha casa minha vida, com o cadastramento e envio das famílias para a Secretaria de Habitação e outros programas sociais a que as famílias têm direito.

MUITOS DESCONHECEM DIREITOS

“Muitas [famílias] nem sabem que têm esses direitos porque ainda em nosso município, é triste dizer isso, há pessoas que ainda vinculam o direito e o assistencialismo ao favor e à caridade. Se estamos falando de uma política pública de assistência social nós temos que romper o favor, a caridade e a benevolência.  Nós temos que dizer que são direitos a que as pessoas tem que ter seu acesso garantido”, afirmou Maria Angélica. E prosseguiu:

logotipo 6 conferencia (3)

 

“Nosso propósito é fortalecer os cinco conselhos de direito que nós temos: o Conselho responsável pela conferência (CMAS), o Conselho do Idoso, Conselho da Criança e do Adolescente, Conselho da Mulher e o Conselho da Pessoa com Deficiência. Por meio dos conselhos se garante a participação dos usuários que são as pessoas mais importantes no sistema que dependem da política pública.”

6ª CONFERÊNCIA

A 6ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizado nesta sexta-feira, 14, das 8 às 13 horas, no Centro Olímpico localizado na rua José Cipriano de Freitas, no centro da cidade.

Além do cerimonial de credenciamento e abertura, haverá leitura e aprovação do Regimento Interno, apresentações culturais com o coral da Adra e peça pela CIA Una D’Arte, palestra da secretária de Assistência Social sob o título “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social”; em seguida haverá oficinas temáticas e elaboração de propostas e sessão plenária para apresentação das propostas e eleição dos delegados que representarão Ibiúna na conferência estadual.

Comentários