Vitrine Online, a melhor informação !

A PARTIR DAS 16H30, COMEÇA O MAIS LONGO ECLIPSE LUNAR DO SÉCULO XXI

A partir das 16h30 de hoje, sexta-feira (27) terá início o mais longo eclipse lunar total do Século XXI, de acordo com o Observatório Nacional. A faixa leste do País, inclui o Estado de São Paulo totalmente, o eclipse poderá ser visto, enquanto na parte oeste o eclipse poderá ser visto parcialmente.

104 MINUTOS

O início da fase total do eclipse será às 16h30 e o final será às 18h13, horário de Brasília. Então, para ver a Lua ainda no eclipse total, é preciso que as pessoas busquem um local onde é possível ver o céu perto do horizonte a leste. A partir das 18h13, a Lua começa a sair da sombra mais escura (umbra) e isso marca o início do eclipse parcial, que vai até às 19h19. Nesse instante a Lua começa a entrar na sombra mais clara (penumbra) e isso marca a fase penumbral do eclipse, que vai terminar às 20h29.

Mas por que esse será o eclipse com maior duração do século? A pesquisadora do Josina Nascimento, do Observatório Nacional, explica: “É tudo uma questão de geometria: nesse eclipse a Lua vai passar bem no centro da sombra da Terra e o eclipse total terá duração de 104 minutos.

Observando a foto acima, pode-se ter uma visão do fenômeno. Veja que quando a lua estiver na área da umbra terá uma cor avermelhada, razão por que é chamada lua de sangue. Nas faixas laterais, chamadas de penumbra, nota-se uma sombra num tom mais claro. Depois de sair da região da umbra e também da penumbra, a lua voltará a brilhar novamente ao receber a luz solar completamente.

BRILHO DOS PLANETAS

Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional chama a atenção para a visibilidade dos planetas no céu de julho, principalmente Marte que está em máxima brilhância e estará próximo da Lua no dia do eclipse: “Vários planetas estão visíveis a olho nu no céu: Vênus está visível a oeste após o pôr do Sol, Júpiter já está alto no céu quando o Sol se põe, Saturno está visível também no início da noite a leste e Marte que está em máxima brilhância, está visível a leste logo no início da noite”. Ela ressalta também o próximo eclipse total da Lua: “Na noite de 20 para 21 de janeiro de 2019, o Brasil inteiro verá o eclipse total da Lua do início ao fim.”

 

Comentários