INTOLERÂNCIA À LACTOSE PODE CAUSAR DIARREIA, CÓLICA E PRODUÇÃO EXCESSIVA DE GASES

A lactose é o açúcar do leite, presente no leite humano, de vaca e de outros mamíferos. A enzima responsável por digerir e absorver a lactose chama-se lactase. Sem esta enzima, o açúcar do leite não é absorvido e ocorre o que conhecemos como “intolerância à lactose”, cujos sintomas mais comuns são diarreia, cólica e produção excessiva de gases.

Após o período de desmame, os mamíferos vão gradualmente perdendo esta enzima e é por este motivo que se oferecermos grande quantidade de leite a um cachorro ou outro mamífero adulto ele causa diarreia.

No caso dos seres humanos isto também acontece. Somos “programados geneticamente” para ter diminuição da atividade da lactase após o desmame. Esta intolerância à lactose raramente se desenvolve antes dos 5 anos de idade. Muitas vezes aparece apenas na vida adulta ou geriátrica.

Mas por que algumas pessoas toleram o leite de vaca por toda a vida? Porque aproximadamente 30% da população mundial desenvolveu uma mutação genética que faz com que a pessoa continue produzindo a enzima lactase por toda a vida.

A intolerância à lactose é “volume-dependente”. Algumas pessoas têm sintomas quando ingerem quantidades mínimas de leite, outras conseguem tomar pequenos volumes sem sentir nada. Isto é bastante variável. As alternativas são os leites sem lactose (ou “zero” lactose), iogurtes e queijos, principalmente os amarelos. Outra alternativa é comprar a enzima lactase em farmácias e tomá-la junto com o leite. O leite de vaca e seus derivados são importantes fontes de cálcio e outros nutrientes e devem ser consumidos diariamente.

É importante pontuar que a intolerância à lactose é rara em crianças menores de 5 anos. Quando ocorre geralmente é resultante de um dano ao intestino causado por uma diarreia muito forte ou prolongada. Assim que o intestino da criança se recupera completamente, o que leva no máximo 2 meses, a produção da enzima lactase volta ao normal e a criança volta a tolerar a lactose. O leite materno contém fatores que auxiliam na digestão da lactose, portanto nestes casos não deve ser suspenso.

Vanessa Castro Rodrigues, nutricionista CRN/3: 5013, graduada em Nutrição pela USP e mestre em Nutrição pela UNIFESP.

 

 

 

 

 

 

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *