IBIÚNA EXCLUSIVO – EX-DIRETORA FAZ UMA RADIOGRAFIA DO HOSPITAL MUNICIPAL

Na última segunda-feira (3), vitrine online noticiou a demissão da então diretora do Hospital Municipal de Ibiúna, Thielle Lopes, que vinha exercendo essa função havia dois anos. Ela foi surpreendida pela decisão do prefeito em meio à conversação “sobre diversos assuntos” relativos ao hospital.

A revista abriu espaço para que a ex-diretora expusesse seu ponto de vista sobre o ocorrido. Ontem à noite, ela fez um relato que reproduzimos abaixo.

Em resumo, ela se sentiu aborrecida pela forma como foi tratada, depois de dedicar intensamente sobretudo para evitar o fechamento do hospital por problemas de irregularidades perante o Conselho Regional de Medicina – CRM e Coren – Conselho Regional de Enfermagem, tendo até mesmo trabalhado durante toda a sua licença maternidade e que sempre seguiu as determinações do prefeito e do secretário da Saúde.

Durante nossa conversa via WathSapp, Thielle informou ainda que recebeu ameaças, que teme pela segurança de sua família e que não pode ser a única a responsabilizada. “Na verdade sinto muito por tudo que vem acontecendo o descaso da administração!”

“VERDADEIROS GUERREIROS”

“Agradeço ao prefeito João Mello pela oportunidade na qual aprendi muito e só tenho a agradecer a toda a equipe que sempre com todas as dificuldades nunca deixou a peteca cair. Verdadeiros guerreiros, desde a limpeza até a enfermagem!

Tive muitos desafetos, porém muitas amizades. Muitos acham que liderança quer dizer xingamento ou perseguição. Na verdade sinto muito por tudo que vem acontecendo o descaso da administração. Que me refiro ao secretário [atual secretário da Saúde, enfermeiro Samuel Rodrigues da Silva], que o prefeito designou e nomeou. Todos nós temos culpa de tudo que vem acontecendo, pois trabalhar e fazer gestão quando se tem dinheiro é muito fácil, quero ver segurar tudo e por órgãos competentes não aceitarem as irregularidades.

PARA DAR ERRADO

Quando entrei no Hospital vi que o desafio seria grande e que teríamos que lutar todos os dias para um hospital melhor. Culpar alguém por isso é complicado e jogar a culpa em uma pessoa só sabendo que não depende somente dela é pior ainda. Prefeito, secretários, diretores. Assim que funciona uma hierarquia na qual muitas vezes lá em cima (o prefeito passava a ordem) e o debaixo, secretário, não executava. Ou amarra o serviço para que tudo desse errado!

Um hospital gasta muito e sempre precisa de recursos. Fizemos muitas reformas e tentamos colocar as coisas em ordem, conseguimos deixar com 90% de satisfação para o estado (sic). Mas, aí, vieram as crises financeiras e tudo o que havíamos construído começou a acabar.

Consegui tirar daqui e pôr ali, muitas vezes com dinheiro do próprio bolso para não deixar a peteca cair. Também muitas vezes colocamos a mão na massa pois o RH [Recursos Humanos] este defasado (sic). Cuspir no prato que traz alimento para sua casa no sustento de sua família é muito feio e jamais será minha índole”

Mas uma andorinha não faz verão e várias pessoas contra o seu trabalho, bloqueando recursos para tudo dar errado é muito mais complicado ainda.

Espero que a próxima diretora ou diretor consiga fazer o que não fiz e dar uma melhora em todos os aspectos do hospital, pois o povo de Ibiúna é mais do que merecedor!

MELHORES MÉDICOS

A saúde está pedindo socorro em todo o País e, infelizmente, quando falamos de saúde, precisamos dela! Em meio a tantas dificuldades, sinto-me com a missão de dever cumprido, pois fazer tudo sem dinheiro, com funcionários e fornecedores com pagamento em atraso é muito complicado.

Perdemos a credibilidade! O hospital está longe de ser o melhor, mas o pior também não está (sic). Pode colocar o melhor diretor e administrador, mas na verdade o que precisa é somente de dinheiro. Tudo isso se resume em dinheiro, para ter os melhores médicos, equipe motivada, remédios e insumos na farmácia. Para que o paciente possa sair satisfeito com o básico de um hospital.

Quando vejo este tipo de publicação, funcionários aliviados por eu ter saído é puta (sic) mentira, pois aliviados eles ficam com dinheiro no bolso e condições mínimas de trabalho que não dependem somente de um diretor.

Pessoas mal intencionadas fazendo ou querendo denegrir a imagem dos outros é muito fácil! Isso é que é política!

Fui muito perseguida por um conselheiro da Saúde, pois queria fazer politicagem suja no hospital e nunca deixei. Sempre colocando inverdades e inventando muitas histórias.

“Deus vai orientar e acalmar a situação para que consigam uma solução imediata para esse problema que persiste (grande falta de dinheiro no poder público).

Obrigada [referindo-se à vitrine online] por mostrar a verdade e que todos dentro do hospital consigam chegar a um único objetivo, no qual é trabalhar e poder levar o sustento para sua família.

Espero de coração que o secretário da Saúde consiga fazer e ajudar o novo diretor ou diretora, coisa que muitas vezes não pôde fazer comigo!

Agradeço seu espaço [referindo-se à vitrine online] deixando aqui obrigada pelo acolhimento e respeito que sempre tiveram com a minha pessoa. Forte abraço, Thielle!”

Nota da Redação: A ex-diretora pediu que não divulgássemos sua fotografia.

 

 

 

 

 

 

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *