IBIÚNA – POR QUE O HOMEM DO CAJADO SAGRADO ME ACORDOU NA FRIA MADRUGADA

Quando a temperatura chegou a – 1º na madrugada deste domingo (7), fui acordado com batidas na janela do meu quarto. “Quem está aí?”. “Sou eu, o Homem do Cajado Sagrado. Quero falar com você.”

Vesti um agasalho mais pesado e saí procurando não fazer ruído para não acordar os outros em casa. O termômetro estava do lado de fora da janela.

Quem me acompanha sabe que já tive uma longa conversa com ele e, por isso, e sabendo que o mundo tem muito espaço para fatos estranhos, fui ouvi-lo.

Senti o ar gelado. Mais tarde pude verificar que geou em vários lugares no município de Ibiúna e de outras cidades vizinhas, como São Roque e Piedade.

A publicação que fizemos na noite do sábado indicava, com base na previsão da Climatempo, que a temperatura cairia para 3º, tanto no sábado quanto na noite/madrugada deste domingo, foi lida por milhares de pessoas, dezenas das quais fizeram comentários os mais diversos.

Alguns, feitos por mulheres, chamaram a atenção por expressarem um sentimento de amor e solidariedade ao próximo. Diziam, “meu Deus, o que será dos moradores de ruas!” ou “a gente tem o conforto de uma boa cama e cobertores, e aqueles que vivem nas ruas ou não tem recursos para se protegerem?”.

Era exatamente sobre disso que o Homem do Cajado Sagrado queria conversar comigo.

“Você viu, Carlos, como essas pessoas são capazes de perceber o sofrimento alheio, a ponto de se entristecerem ou mesmo de sair de casa para auxiliar os que se encontram em condição de extrema vulnerabilidade? É preciso evitar que morram de hipotermia e/ou de outras complicações.”

“Vi, sim! E fiquei emocionado. Cheguei mesmo a pensar em sugerir que as autoridades do município instalassem essas pessoas em abrigos, até mesmo em barracas improvisadas no campo de futebol, fornecessem alimento quente, cobertores e assistência médica, se necessária.”

“Então, Carlos, como estamos no inverno e as temperaturas continuarão baixas [leia abaixo], ficaria muito contente que a Prefeitura fizesse uma campanha de emergência, oferecendo calor, proteção e amor a essas pessoas.”

“Tem razão, quem sabe suas palavras cheguem até as autoridades e elas tomem essa providência imediatamente.”

“Boa, meu rapaz, escreva isso na revista, talvez sejamos ouvidos, nessa ideia de praticar uma boa ação”, dizendo isso o Homem do Cajado Sagrado se despediu e se embrenhou na mata.

PREVISÃO: MAIS FRIO

A Climatempo atualizou seus dados e confirmou temperatura mínima de 3º para este domingo, mas como constatamos na realidade em alguns lugares chegou a -1º, com geada em vários lugares.

A previsão de hoje até o próximo sábado indica uma queda na média da temperatura nesta semana, não passando de 9º em nenhum dos dias. A quarta-feira (10) ficará com a menor delas com 7º. A sensação térmica, como aconteceu hoje com vento, será menor ainda.

De hoje até quarta-feira o Sol estará presente com nebulosidade esparsa, na quinta e na sexta-feira o Céu estará azul, sem nuvens. Não haverá chuva no período. (Carlos Rossini é editor de vitrine online)

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *