IBIÚNA – MUTIRÃO DO CONGEMPI FARÁ COLETA DE LIXO AO LONGO DA CICLOVIA NO DIA 31 DE AGOSTO

No cenário da persistente e questionável mesmice da política em Ibiúna – entendam-se os sucessivos governos que em dezenove anos fracassaram em atribuir na prática status efetivo de estância turística ao município, entre outras ineficiências – parece estar se corporificando uma iniciativa da sociedade civil que, se for sábia em sua visão e atitudes, poderá se tornar um considerável ponto de mutação.

As ideias de sua instituição começaram a ser fecundadas no último governo de Fábio Bello e ganharam impulso na gestão de João Mello. Terão sido inspiradas exatamente pelos espaços de ineficácia observados no andamento da carruagem e no evidente divórcio entre os anseios genuínos da população e a discrepância de propósitos da governança municipal.

Em suma, eis que surge uma vontade política, por meio da pluralidade de muitas cabeças pensantes, de desenvolver e implantar projetos de melhorias, sem, no entanto, firmar uma postura de severidade crítica e ou de seguir pelo fácil, mas pouco producente, caminho do afrontamento puro e simples das instituições e de seus agentes.

A primeira de suas ações concretas já tem data marcada: 31 de agosto: um mutirão para recolher todo o lixo ao longo dos três quilômetros da ciclovia, ainda inacabada. Para sua realização serão formalmente comunicados o setor responsável pela limpeza pública da Prefeitura, a Secretaria do Meio Ambiente e a Guarda Civil Municipal, a fim de garantir a segurança da operação que envolverá dezenas de cidadãos voluntários.

Outras ações estão sendo planejadas com o objetivo de demonstrar que é possível fazer o que precisa ser feito, por meio da mobilização de todos aqueles que amam Ibiúna e estão dispostos a realizar as melhorias necessárias.

A tarefa será realizada pelos integrantes e simpatizantes do Conselho Gestor e Participativo do Município e da População de Ibiúna – Congempi, entidade aberta e não-partidária e que visa a colaborar com o desenvolvimento do município em todos os setores.

O foco inicial do Congempi está baseado inicialmente no tripé turismo-segurança-meio ambiente, setores que já contam com representantes, mas que estenderá para outras áreas gradativamente, na medida em que passar a contar com pessoas com vivências ou experiências específicas.

No grupo do zapp criado especialmente para possibilitar a inter-relação dos seus participantes as trocas de informações e de sugestões já se encontram em atividades constantes.

No fim da tarde do dia 31, um sábado, tanto os usuários da ciclovia quando a população ibiunense e visitantes terão como presente um serviço de limpeza que não terá custo algum para a Prefeitura, numa demonstração de amor e carinho pela cidade. (Carlos Rossini é editor de vitrine online)

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *