TRANSPORTE EM IBIÚNA – FROTA EM CIRCULAÇÃO DEVERIA TER MAIS 19 ÔNIBUS PARA MELHORAR ATENDIMENTO

Os sérios e contínuos transtornos causados à população em geral e aos escolares de Ibiúna, que provocaram a formação de um grupo de mães aguerridas para resolver o problema, tem uma causa inquestionável: hoje (8), por exemplo havia somente 27 ônibus em circulação, quando deveriam ser 46, para atender a dezenas de bairros.

A frota está circulando com menos 41,4% do que seria necessário para melhorar atendimento. Isso corresponde a 19 ônibus que estão faltando.

Mesmo que operacionalmente houvesse uma logística eficiente, que não é o caso, estariam longe de dar conta de um número imenso de reclamações, seja por atraso, buracos nas estradas, gerando grande desconforto e perigo,  ou insuficiência de oferta de ônibus.

O edital da licitação que foi vencida pela Viação Raposo Tavares, do grupo Danúbio Azul, é claro em sua determinação. A empresa, quando entrar em operação, deverá disponibilizar para os usuários 46 veículos e uma frota total de 51 ônibus, incluindo a reserva técnica mínima de 10%, ou seja, 5 ônibus, tendo em vista a grande extensão territorial do município.

A revista esteve na tarde de hoje (8) na Estação Rodoviária e constatou diretamente os reflexos da escassez de veículos.

É notável o número de usuários do serviço de transporte coletivo que procuram informações e orientações junto aos funcionários da Viação Veloz [eles disseram que não fazem a menor ideia de quem seja(m) o(s) proprietário (s) da empresa], que está atuando atualmente.

— Tenho dó do sofrimento diário do povo, declarou um dos funcionários da empresa à vitrine online.

Ainda ontem (7) vitrine online noticiou a entrega ao Ministério Público da Comarca de Ibiúna de duas denúncias sobre o transporte público. Uma delas foi baseada nas declarações do grupo de mães, lideradas por Josi Candido, que vem se mobilizando intensamente a fim de garantir transporte para seus filhos, que estão perdento as aulas. Foi elaborada pelo Conselho Tutelar depois de ouvir diretamente as mães Maria Aparecida de Sousa, Bárbara Hellen Monteiro Nunes e Iraci Reginalda Souza.

A outra denúncia protocolada, por coincidência na mesma ocasião, foi feita por duas vereadoras, Rozi da Farmácia e Elisângela Soares e João Adão Moreira Leal, conselheiro do Fundeb/Educação.

Algumas integrantes do grupo de mães criticaram a notícia por não revelar os nomes das mães e da líder do movimento e pelo fato de “ter juntado”(sic) na mesma matéria os nomes das vereadoras. “Nós somos apartidárias e não queremos que políticos se misturem com o nosso movimento”, em resumo foi o que escreveram no Facebook.

Mas houve leitores que parabenizaram vitrine online por ter publicado a notícia que “provoca uma importante reflexão da sociedade ibiunense”.

Desde ontem pela manhã a revista solicitou entrevista com o secretário da Educação, Prof. Paulo Dias do Carmo, a fim de que a Prefeitura preste os esclarecimentos sobre o assunto à população, mas até a conclusão desta notícia não obteve retorno. A revista, contudo, como é seu dever, continua à disposição da municipalidade para que se manifeste. (Carlos Rossini é editor de vitrine online)

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *