Vitrine Online, a melhor informação !

MINIMALISMO – UM JEITO DE VIVER QUE PROTEGE VOCÊ CONTRA A COMPULSÃO POR COMPRAS

O consumismo nos Estados Unidos, sobretudo quando foi “invadido” pelos produtos chineses, como aqui, é a maior expressão de como os objetos, que sempre queremos mais, se tornou uma doença chamada oneomania, que contaminou também nós, brasileiros.

A oneomania é uma doença que faz com que o indivíduo tenha compulsão por compras, um problema que faz a pessoa buscar o prazer por meio da aquisição de diversos produtos, apenas pela sensação de comprar algo.

Nem mesmo as camadas mais pobres da população estão a salvo dela. Há famílias que acumulam muitos carnês de compra, às vezes sem condições financeiras de pagamento de algumas parcelas, outras, que acabam tendo os bens adquiridos retomados pelas lojas.

Em vez de viver mais e melhor com menos, perdemos qualidade de vida porque ter, possuir bens materiais, segundo os estudiosos, preenche o vazio de nossa existência.

Certa vez, em comunicado à nação por meio da televisão, o presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, preocupado com a voracidade consumerista do povo americano, declarou: “A identidade de uma pessoa não é definida pelo que ela faz, mas pelo que ela possui.”

MINIMALISMO

Mais tarde, dois jovens norte-americanos, Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemos, depois de serem bem-sucedidos em suas carreiras e terem ganho muito dinheiro, constataram que não eram felizes.

Juntos escreveram um livro Minimalism – About the importante Things [Minimalismo – Sobre a importância das coisas]. Descobriram que a acumulação de coisas complica a vida e se despojaram de tudo que puderam, passando a levar uma vida simples, sob o lema “viver mais com menos” ou somente com o que realmente é necessário.

Os dois percorreram o país para dar palestras e vender seu livro para ajudar as pessoas a perceberem. O início da jornada foi difícil, mas com o passar do tempo, eles acabaram conhecidos e famosos.

Minimalismo é um princípio que propõe reduzir ao mínimo o emprego de elementos ou recursos. A palavra minimalismo minimalismo se refere a uma série de movimentos artísticos, culturais e científicos que percorreram diversos momentos do século XX. E, também, um modo de vida saudável e diferente a insanidade coletiva.

O que o minimalista ganha com sua maneira de viver?

Ao ter menos coisas, há menos desordem, menos estresse, menos insatisfação. Em compensação, se ganha mais tempo para viver, mais relacionamentos significativos, mais crescimento, contentamento e prazer de viver. (Carlos Rossini é editor de vitrine online)

 

 

 

 

 

Comentários