PRIMAVERA – ÁRVORES SENTEM, SE COMUNICAM E TÊM VIDA FAMILIAR

A Primavera tem início na próxima segunda-feira (23), mas quando saí de casa hoje pela manhã vi, surpreso, seus sinais me envolvendo. Pensei no Criador, em sua mais grandiosa e silente expressão, a Natureza, da qual todos somos sua criação.

Até poucos dias atrás, algumas árvores e arbustos estavam despidos, mostrando seus múltiplos galhos despojados completamente de folhas, num processo que se repete todos os anos. Mesmo árvores velhas e ressequidas a caminho da morte exibem aqui e ali sua manifestação vital com uma humilde folhagem. A Primavera é o tempo de reflorescimento.

Você sabia que as árvores sentem e se comunicam entre si?

Em seu encantador livro A Vida Secreta das Árvores, o alemão Peter Wohlleben, um engenheiro florestal que atuou na comissão nacional de gestão florestal em seu país, fez descobertas impressionantes sobre a vida das árvores. Quem ler sua obra jamais terá a mesma visão dessas criaturas divinas.

“Meu amor pela natureza se manifestou desde que tinha apenas seis anos. De repente, descobri inúmeras belezas que eu mal conseguia explicar a mim mesmo”, revela Wohlleben.

“Quando você sabe que as árvores sentem dor, têm memória, vivem com seus familiares, não consegue simplesmente cortá-las e matá-las com máquinas grandes e furiosas.”

O autor explica que essas máquinas foram banidas “de nossa reserva e há duas décadas”. Os troncos de árvores mortas, os lenhadores entram na floresta a cavalo e os removem com cuidado.

As árvores têm sua própria linguagem. Não se comunicam por meio de palavras, mas por meio dos odores que exalam.

“Isso não é novidade para nós, seres humanos; afinal, usamos desodorantes e perfumes. E, mesmo que não usássemos, nosso odor transmite informações ao consciente e ao inconsciente de outras pessoas. Algumas parecem simplesmente não ter cheiro algum, enquanto outras usam o odor para atrair.”

E vejam o que temos em comum com as árvores:

“Segundo a ciência – revela Wohlleben – os feromônios do suor são fundamentais até para decidirmos quem será nosso parceiro, ou seja, com quem queremos ter filhos. Dessa forma, temos uma linguagem aromática secreta, que as árvores demonstram também ter.”

Por que a Primavera vem aí e, sobretudo porque, as florestas brasileiras estão sendo impiedosamente devastadas seja por queimadas imensas ou por corte e exploração da madeira de forma indiscriminada, realçamos duas informações de que a árvores são vidas sensíveis.

Já vi experiências com o uso de aparelhagem de captação de sons ultrassensíveis, em que uma simples plantinha emite um som estridente quando está prestes a ser cortada por um tesoura.

Há mais de quarenta anos, cientistas notaram na savana da África que a Acacia tortilis é um dos alimentos preferidos das girafas. A planta, quando as girafas se aproximam “bombeiam toxinas para as folhas, um gás de alerta chamado etileno. As girafas sabem disso e partem para outras árvores, não tão próximas, que ainda não perceberam o aviso de alerta para fazer sua refeição. (Carlos Rossini é editor de vitrine online)

 

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *