CÂMARA DE IBIÚNA – CLIMA DE SUSPENSE MARCA SESSÃO DESTA 3ªFEIRA SOBRE PEDIDOS DE EMPRÉSTIMOS DO EXECUTIVO

Existem, supostamente, três possibilidades para a votação, nesta terça-feira (1º), de dois projetos de lei em que a Prefeitura pede autorização da Câmara Municipal para fazer empréstimos no montante global de R$ 18.800.000, para investir em obras, compras de equipamentos e veículos e modernizar a administração pública.

Aprovação deles por uma margem apertada de 8 votos a 7;  ou exatamente o inverso disso com uma possível rejeição por 8 a 7, por causa das circunstâncias em que vive a Municipalidade, com muitas reclamações dos munícipes; e, por fim, a retirada do assunto de agenda, por questão de estratégica política.

Uma das grandes preocupações dos parlamentares é exatamente a repercussão que a medida provocará em meio à situação de grande insatisfação popular, com possíveis reflexos no que tange à reeleição dos parlamentares, também alvos de críticas porque não estariam cumprindo a contento a missão de fiscalizar e brecar os atos impopulares do Poder Executivo.

Conforme noticiamos no domingo [leia notícia em vitrine online], edis estão torcendo o nariz em face do momento em que a autorização dos empréstimos é pleiteada, quando falta um ano para a próximas eleições e o fato de a dívida ter que ser paga pelos próximos oito anos pelos futuros prefeitos.

Entre os vereadores descontentes, há os que questionam por que somente agora, depois de praticamente três anos de mandato, o pedido é feito, se o município encontra-se endividado e com sérios problemas financeiros. A pergunta que fazem é: “Por que fazer novas dívidas diante dessa situação preocupante?”

Parlamentares oposicionistas estão utilizando argumentos como esse em postagens nas redes sociais em que estão “convocando” a população para que compareça à sessão que começa às 9h30, a fim de “pressionar” in loco os parlamentares a não darem seu aval aos pedidos do Executivo.

Fontes ouvidas por vitrine online nos últimos dias transpiraram que até mesmo vereadores da base aliada teriam essa tendência, a fim de não perderem votos importantes para garantir sua permanência nos próximos quatro anos, a partir de 2021, no parlamento ibiunense. (Carlos Rossini é editor de vitrine online)

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *