IBIÚNA – REQUERIMENTO DO LÍDER DO PREFEITO NA CÂMARA ADIA POR 15 DIAS A LIBERAÇÃO SOBRE PEDIDOS DE EMPRÉSTIMO

Conforme vitrine online previu, entre três possíveis alternativas, os dois projetos de lei em que a prefeitura de Ibiúna pedia autorização da Câmara Municipal para obter empréstimos com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil no total de R$ 18.800.000,00 não foram votados na sessão desta terça-feira (1º).

Alegando que as matérias precisavam ser melhor examinadas, o líder do prefeito na Câmara, vereador Ismael Pereira (MDB), requereu o adiamento da liberação sobre ambos os projetos por quinze dias.

Em breve entrevista demonstrando leve irritação com subida no tom de voz, com a pergunta “Por que você tomou essa atitude?”, Pereira disse “porque sou líder do Governo e também porque esses pedidos de empréstimos são normais, como fez o Município de Cotia e outros”.

O que o parlamentar não disse é que essa providência de última hora, na realidade, poderia indicar que não havia segurança quanto à sua aprovação, diante da plateia, em sua maioria contrária à uma deliberação favorável.

Os rumores discretos nos bastidores demonstravam uma notável incerteza quanto às decisões que poderiam ser tomadas, até mesmo por vereadores da base do governo, caso a votação fosse adiante.

Os vereadores oposicionistas Naldo Firmino, Rozi da Farmácia e Charles Guimarães fizeram questão de declarar da tribuna que votariam contra os projetos, no que foram aplaudidos pela plateia.

Como o próximo dia 15 não haverá sessão na Câmara Municipal, antecipada para o dia 14, porque vereadores vão participar do Congresso Estadual dos Municípios, o assunto somente deverá ser retomado no fim do mês.

Com o requerimento de Pereira aprovado pelo plenário, o assunto volta à estaca zero. A partir de agora observam-se duas tendências.Os dois projetos poderão sofrer alterações para seguir novo trâmite ou mesmo ser retirados da pauta. Caso aconteça a primeira hipótese, serão submetidos a outra inscrição para que haja nova discussão e votação.

A iniciativa do vereador Ismael Pereira certamente obteve o aval do atual prefeito, o que significa que se tentou evitar o pior neste momento tanto em relação ao chefe do Executivo, que amargaria um enorme desgaste político, assim como os próprios vereadores aliados, caso houvesse uma derrota das duas proposições. (Carlos Rossini é editor de vitrine online)

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *