PSICOLOGIA – CRISES DE ANSIEDADE E ESTRESSE AUMENTAM CADA VEZ MAIS

Na minha prática diária de trabalho, venho notando claramente o quanto as pessoas estão cada vez mais ansiosas, apresentando crises devido a ansiedade elevada e até mesmo indo parar no pronto socorro. Assim como o estresse e preocupações também estão aumentando cada vez mais.

Percebo que as pessoas ocupam a maior parte de seu tempo com trabalho e tarefas excessivas que acabam sobrecarregando o seu emocional e todo o seu tempo.

Quando questiono um paciente sobre atividades de lazer, alguma atividade para relaxar e se divertir, a maioria me responde que não tem nenhum lazer, nem mesmo aos finais de semana. 

As respostas mais frequentes são: “Tenho que cuidar da casa”; “Tenho que cuidar dos filhos”; “Tenho que trabalhar”.

Esse excesso de tarefas e ausência de relaxamento desencadeiam o aumento de estresse e consequentemente a ansiedade elevada.

Muitos também falam que não têm tempo para se divertir, pois há sempre uma obrigação a fazer, mas, que fique claro a todos, o tempo somos nós quem administramos.

Está na hora de começar a colocar limites para si e para ou outros. Se nós não soubermos colocar em ordem quais são as prioridades da vida e da rotina, a vida ficará cada vez mais pesada e difícil de lidar. Uma atividade prazerosa nem sempre implica em gasto de dinheiro como muitos pensam.

Você pode fazer uma leitura de algum assunto que goste, seja livro ou revista; ouvir uma música que lhe agrade; fazer caminhada ao ar livre; conversar com algum amigo que não vê há muito tempo; praticar meditação; enfim, usem a imaginação e coloquem em prática atividades de lazer.

A pergunta que quero deixar é: Quando você vai parar de cuidar e pensar nos outros para começar a cuidar de VOCÊ? Um profissional pode ajudar nesse momento.

___________

Sheila Soares é psicóloga clínica e atende na rua Zico Soares,63, Centro – Ibiúna. (15) 99666-5975

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *