Vitrine Online, a melhor informação !

CENTENAS DE PEDIDOS AO EDITOR DE VITRINE ONLINE INDICAM: AS PESSOAS BUSCAM AMIZADES VERDADEIRAS

O editor de vitrine online escreveu uma frase singela, curta, e inseriu a palavra Deus. Dizia o seguinte: “Deus abençoe, proteja e ilumine os ibiunenses”.

A frase surgiu em sua mente como um relâmpago, provavelmente para expressar um sentimento solidário ante o sofrimento da população de Ibiúna.

Um jornalista não pode se dar ao luxo de ignorar o que vem passando a população do município, pois, de alguma forma ele cumpre a missão de expressar ou tentar interpretar o que ocorre e afeta a comunidade a que serve, como fatos claramente observáveis.

A precariedade dos serviços prestados à população e notável em todas esferas da competência ou incompetência: saúde, estradas, educação, segurança, transporte escolar, lixo, cultural.

Como adotou a conduta de viver em Ibiúna como os ibiunenses, ficou fácil perceber a realidade que alguns procuram maquiar com demonstrações pífias de ação, que não convencem quem quer que seja.

Voltemos à frase.

De repente, um fenômeno inédito começou a acontecer. Centenas de pedidos de amizade que, em poucos dias, se aproximam de 600. Vindos de cidades do interior paulista, de outros estados Como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Goiás, Amazonas e de países, como Cuba, Filipinas, Congo (África). A maioria absoluta, talvez 98% de mulheres.

Respondi individualmente a cada nova mensagem, manifestada com carinho e um quê de carência e busca de encontrar alguém que lhes possa representar uma amizade, mesmo que milhares de quilômetros de distância, e oportunidade de se estabelecer um diálogo confiável e respeitoso.

Consegui, dentro dos meus limites em inglês e espanhol, me comunicar com uma jovem filipina preocupada em concluir o curso, já que não tem recursos, além de cuidar de sua avó com quem mora e de sua irmã mais nova. Ela conta 18 anos.

O mesmo aconteceu com uma senhora filipina e com uma cubana que trabalha no serviço de saúde, em seu país. Quando lhe disse que a medicina cubana é respeitada, ela respondeu “claro” e falamos sobre centenas de médicos que vieram cuidar da saúde dos brasileiros.

Observei que muitas pessoas estão em busca de atenção, querem ser ouvidas, mesmo que seja em breves diálogos pela internet a respeito de fatos corriqueiros. Uma mulher de Ribeirão Preto escreveu “Aqui está chovendo muito” agora. Rebati dizendo que o céu ibiunense estava nublado naquele momento e ela: “Vou mandar a chuva para aí” (risos).

À noite assisti a uma entrevista com a filósofa Viviani Mosé. Quanta sabedoria! Uma citação dela ecoou em minha mente. Mosé disse que a esperança, sempre relacionada com algo que vai acontecer no futuro, pode nos enganar. “A vida acontece agora e é agora que temos que viver, pois não sabemos quando vamos morrer e pode ser a qualquer momento”.

Lembrei dos dois adolescentes que conversavam sob uma marquise na rua Bela Cintra, no bairro dos Jardins, em São Paulo. Repentinamente, a marquise caiu e matou um jovem no ato, o outro saiu ferido e foi internado em um hospital.

Um avião particular cai na cidade de Marau, no sul da Bahia, quando se preparava para aterrissar no aeroporto de um resort, matou uma mulher e provocou ferimentos graves no piloto e em outros sete passageiros, incluindo uma criança. Eles estavam a caminho de descansar no feriadão.

As pessoas, pela profusão de notícias que recebem continuamente, sabem que a Natureza está “cansada” de tanta destruição e que dá sinais de que utilizará seu poder descomunal para talvez pôr uma nova ordem no caos, que, em grande parte, é provocado pelo próprio Homem.

Muitos indivíduos se sentem estranhos, assim como os ambientes em que vivem, e impotentes para reagir diante de tantos problemas existenciais. A sensação de solidão faz com que busquem alguém para ouvi-las, como forma de aplacar pensamentos às vezes desesperados.

Se acordarmos e percebermos o quanto somos frágeis, talvez seja oportuno buscar ajuda em um Ser superior que está sempre pronto a ouvir, sem censurar, criticar, desmerecer, julgar, e que está dentro de cada um de nós. O diálogo com Deus se dá dentro de sua alma. Se as pessoas experimentarem a fé verdadeira, encontrarão as respostas dentro de si mesmas, pois não existe outro lugar onde isso pode acontecer. (Carlos Rossini é editor de vitrine online)

 

 

 

 

 

Comentários