JANEIRO BRANCO: MÊS DE CAMPANHA EM FAVOR DA SAÚDE MENTAL

Primeiramente, é importante explicar o que é saúde mental, pois muito se fala sobre isso, mas nem todos sabem do que se trata.

Saúde mental não é apenas a ausência de uma doença psíquica, mas sim ter equilíbrio na qualidade de vida emocional e cognitiva. Ou seja: não basta ser mentalmente saudável, mas sim é necessário lidar da melhor maneira possível com as exigências da vida, tendo equilíbrio para vencer frustrações, cobranças e emoções.

Quando há um desequilíbrio emocional vários setores da vida podem ser afetados, tais como: trabalho; socialização; relacionamento amoroso ou familiar; estudos; e, o pior de todos, a sua visão perante a vida.

Ter saúde mental é:

– Estar bem consigo e outras pessoas;

– Aceitar exigências da vida;

– Lidar com emoções positivas e negativas;

– Identificar suas limitações;

– Buscar ajuda quando necessário.

Como manter a saúde mental em dia:

– Alimente sentimentos positivos consigo e perante a vida;

– Aceite suas limitações em vez de se cobrar o tempo todo;

– Perceba o que você tem de bom, valorize suas qualidades e pontos fortes;

– Não se maltrate fazendo uso de bebidas alcoólicas, fumando ou usando outras drogas;

– Pratique atividades de lazer e prazerosas, como atividade física, leitura, reunião com amigos ou família;

– Tenha bons hábitos alimentares e durma bem.

Não há segredo para manter uma boa saúde mental, porém a prática diária constante de bons hábitos faz toda diferença.

Se perceber que algo está te incomodando ou que está mais difícil para lidar com algumas emoções, busque ajuda profissional o quanto antes.

Buscar ajuda não é sinal de loucura ou fraqueza, mas sim aceitar o fato de que naquele momento não está dando conta sozinho(a) de alguma situação emocional.

Sheila Soares – Psicóloga

CRP 103.706

Contato para consultas – (15) 99666-5975

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *