HOSPITAL DE CAMPANHA – PREFEITURA DE IBIÚNA ENVIA “NOTA DE ESCLARECIMENTO” À REVISTA VITRINE ONLINE

A revista vitrine online publicou ontem (26) notícia intitulada “Ibiúna – Edis contam 5 leitos de UTI e 8 de Enfermaria no Hospital de Campanha; menos da metade dos números anunciados”, que provocou grande repercussão. Primeiro, porque tudo que se refere à pandemia da Covid-19 se coloca imediatamente no topo das atenções; segundo, porque um grande número de profissionais (comissionados ou não) da prefeitura enviou em bloco mais de uma centena de manifestações em “apoio” ao atual prefeito.

Alguns manifestantes, na esteira obsessiva que se verifica no país nas mais diversas formas de violência verbal, postaram na página do Facebook da revista ofensas injuriosas ao seu editor, de modo grosseiro e irresponsável, como foi o caso do cidadão Márcio Caetano Prestes, o mais virulento entre todos, e que não conhecemos.

Leia a íntegra da nota da Prefeitura de Ibiúna e a nota da Redação da revista vitrine online que visa, unicamente, prestar serviços de informações corretas à população ibiunense, pautados pelas melhores práticas do jornalismo profissional:

“A respeito de texto publicado na webpage de um veículo local (sic), a Secretaria Municipal de Saúde vem a esclarecer:

Sobre a implantação do Hospital de Campanha COVID 19, a iniciativa de criar os leitos se deu pela escassez de vagas de UTI no Estado. A estrutura foi montada para comportar 30 leitos, sendo que, inicialmente, seriam 10 leitos na modalidade semi-intensiva e outros 20 de média e baixa complexidade.

Após avaliação da DRS XVI (Divisão Regional de Saúde), considerando que Ibiúna está entre os três municípios da região de Sorocaba que construíram Hospital de Campanha, foram colocados em pleno funcionamento cinco leitos de UTI com equipamentos, materiais e insumos. Também será implantada sala de tomografia e outros 16 leitos clínicos para atender casos de média complexidade. Há registro de tudo isso na DRS.

Existe, todavia, uma diferença entre habilitação e credenciamento.

Ibiúna conta com 10 leitos habilitados para UTI, sendo cinco deles credenciados para funcionamento – conforme já estabelecido com a diretoria estadual da Saúde, vide que o órgão tem demandando verba para custear parte do Hospital de Campanha.

Ressaltamos que, no geral, a estrutura comporta 26 leitos, uma vez que foi necessário espaço para instalação do serviço de tomografia.

Destaca-se, ainda, que a estrutura em funcionamento conta com 30 profissionais, entre serviços de higiene, enfermagem, atendimento médico, fisioterapia e recepção.

Vale ressaltar que, dentro de poucos dias, seremos referência para Araçariguama, Alumínio, Mairinque, São Roque e, até mesmo, Sorocaba. Nada disso seria possível caso o governo municipal não tivesse empreendido um trabalho sério, dedicado, transparente e tendo como único compromisso a saúde e a vida dos ibiunenses.

Este não é um momento para intrigas políticas, fake News e outros ataques eleitoreiros, mas de união e iniciativas conjuntas.”

NOTA DA REDAÇÃO DE VITRINE ONLINE

  1. ONDE ESTÁ ESCRITO “DETERMINADO VEÍCULO LOCAL”, LEIA-SE REVISTA VITRINE ONLINE;
  2. REPELIMOS A TENTATIVA DE TACHAR A NOTÍCIA COMO “FAKE NEWS”, POIS NÓS NÃO ESCREVEMOS OU POSTAMOS INFORMES DESSA NATUREZA;
  3. A NOTÍCIA FOI FUNDAMENTADA EM INFORMAÇÕES PÚBLICAS DE DOIS VEREADORES, PORTANTO DUAS AUTORIDADES DO LEGISLATIVO IBIUNENSE, UM DOS QUAIS PRESIDENTE DA COMISSÃO DE SAÚDE DA CÂMARA MUNICIPAL E TAMBÉM REPRESENTANTE DA EDILIDADE NO COMITÊ DE COMBATE AO CORONAVÍRUS EM IBÍUNA. PORTANTO, JAMAIS PODERIA SER CLASSIFICADA COMO “FAKE NEWS”;
  4. OS TERMOS DA NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA DE IBIÚNA NÃO CONSEGUEM DESMENTIR AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NA NOTÍCIA, ANTES AS CONFIRMAM POIS OS DADOS DE AMBOS OS EDIS FORAM POR ELES TESTEMUNHADOS NO LOCAL ONDE ESTÁ INSTALADO O HOSPITAL DE CAMPANHA; COM A REALIDADE CONSTATADA IN LOCO;
  5. VITRINE ONLINE TAMBÉM REPELE A ÚLTIMA FRASE DA NOTA DA PREFEITURA QUE DIZ O SEGUINTE: “ESTE NÃO É UM MOMENTO PARA INTRIGAS POLÍTICAS…E OUTROS ATAQUES ELEITOREIROS, MAS DE UNIÃO E INICIATIVAS CONJUNTAS”. SUPOMOS QUE QUEM ESCREVEU A NOTA ESTIVESSE PENSANDO EM POSIÇÕES PÚBLICAS DE PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITOS NA PRÓXIMA ELEIÇÃO E NÃO NA REVISTA;
  6. MAS CONCORDAMOS QUE DE FATO SE TRATA DE UM MOMENTO DE “UNIÃO E INCIATIVAS CONJUNTAS” E ESSA POSTURA SE IMPÕE COMO COMPORTAMENTOS DE RECIPROCIDADE, OU SEJA, É PRECISO QUE A PREFEITURA HAJA COM TRANSPARÊNCIA;
  7. SERÁ QUE SE A REVISTA NÃO TIVESSE PUBLICADO A REFERIDA NOTÍCIA, A PREFEITURA DARIA ESSES ESCLARECIMENTOS AO PÚBLICO DE FORMA PONTUAL?;
  8. VITRINE ONLINE APENAS PROCURA CUMPRIR SUA MISSÃO E JAMAIS PRETENDE PROVOCAR “INTRIGAS”, COMO DIZ A NOTA, E SIM QUE HAJA UM PROCEDIMENTO DIGNO DE TRANSPARÊNCIA POR PARTE DA PREFEITURA, UMA VEZ QUE SOMENTE A INFORMAÇÃO CLARA, EXATA E VERDADEIRA É CAPAZ DE TRANQUILIZAR, GERAR CONFIANÇA E CREDIBILIDADE NAS AUTORIDADES PÚBLICAS E ORIENTAR CORRETAMENTE OS CIDADÃOS;
  9. POR ÚLTIMO, MAS NÃO MENOS IMPORTANTE, GOSTARÍAMOS DE RESSALVAR QUE HÁ PESSOAS E PROFISSIONAIS QUE MERECEM TODO O NOSSO RESPEITO NA PREFEITURA DE IBIÚNA, ASSIM COMO EXISTEM AQUELES QUE SÃO CAPAZES DE DESFERIR ATAQUES VERBAIS RASTEIROS POR CONTA DA OBEDIÊNCIA IMEDIATA A COMANDOS ESTRATÉGICOS IRREFLETIDOS.

 

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *