HUMANIDADE VÊ MARTE COM OS OLHOS DA INGENUIDADE

O veículo espacial Perseverance [Perseverança] que pousou em Marte no dia 18 de fevereiro de 2021, depois de viajar pelo espaço por mais de seis meses, levou até a superfície do planeta um helicóptero robótico chamado Ingenuity [Ingenuidade].

Por que a Nasa – National Aeronautics and Spece Administration [Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço] terá dado esse nome Ingenuidade a um equipamento capaz de captar, registrar e transmitir imagens em movimento?

Com uma fuselagem do tamanho aproximado de uma bola de beisebol, pesando 1,8 kg, com lâminas giratórias que giram em sentido opostos e medem 1,2 m de comprimento?

A pequena aeronave é equipada com uma antena, quatro pés de pouso e um painel solar para recarregar suas baterias.

Vamos reformular a pergunta: por que a Nasa um emblema da ciência para o mundo teria batizado a aeronave que se assemelha a um drone de grande dimensão a nomearia de Ingenuidade, uma palavra que para muitas pessoas significa uma postura tola quando referida no ambiente social?. Um indivíduo ingênuo é visto como um bobo, não dotado de malícia e esperteza.

Mas, para a ciência, a ingenuidade é essencial, porque para a ciência é decisivo observar os fenômenos de forma pura, sem ideias pré-concebidas, sem preconceitos, sem rotulações prévias, não pode haver elementos de perturbação entre o sujeito e o objeto de observação, seja este qual for.

A ingenuidade cientificamente tem como sinônimos talento, habilidade e destreza, qualidades que vêm sendo cumpridas pelo Ingenuity e que tem revelado para a humanidade imagens jamais vistas antes com tal proximidade de Marte, planeta batizado com este nome em homenagem ao deus romano da guerra.

Marte também é conhecido como “Planeta Vermelho” pela intensa presença de dióxido de ferro em sua superfície.

A Nasa pretende enviar pessoas para lá por volta do ano 2030.

Marte tem a metade do volume da Terra e se encontra distante da Terra 57,6 milhões de quilômetros quando ambos os planetas se encontram na menor distância entre si. Esse fenômeno ocorre de dois em dois anos e, por isso, Perseverance foi lançado em 30 de julho de 2020.

Para se ter uma noção comparativa da distância entre Terra e Marte, a circunferência da Terra mede 40 mil quilômetros. (C.R.)

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *