AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE CRISE HÍDRICA NA REGIÃO SOROCABA; REPRESA ITUPARARANGA SERÁ CENTRO DOS DEBATES

Nesta sexta-feira, dia 24, a partir das 19 horas, a Câmara Municipal de Sorocaba receberá a Audiência Pública “Crise Hídrica em Sorocaba e Região”. O evento, organizado por iniciativa da vereadora Fernanda Garcia (PSOL), debaterá a crise hídrica brasileira e a situação na região de Sorocaba, discutindo a sua gravidade, causas e as medidas necessárias a serem tomadas.

O volume da represa de Itupararanga, que é principal reservatório de água da região, apresentou volume útil de apenas 25%, em aferição feita nesta segunda-feira (13). Caso o nível continue baixando, há grande risco do volume morto ser atingido e outras cidades da região não conseguirem mais fazer a captação e tratamento adequado.

Para discutir o assunto, a audiência terá a presença do vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT) e professor da UFSCar Sorocaba, Dr. André Cordeiro, da bióloga e mestranda em Ciência Ambiental pelo IEE/USP, Marcela Durante, e do Coordenador Estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Diego Ortiz.

Além deles, o evento contará com a mesa estendida, composta por professores, ambientalistas e pesquisadores, e também com vagas para as autoridades regionais, representantes das concessionárias de abastecimento das cidades da região e da empresa que detém a outorga da barragem, a Votorantim Energia. E, principalmente, o evento será aberto a participação popular. Os cidadãos poderão acompanhar e participar presencialmente ou através da transmissão na TV Câmara e nas redes sociais.

De acordo com a vereadora Fernanda Garcia, a realização deste evento é crucial para que o assunto seja tratado publicamente, a população possa ter dimensão da gravidade do assunto e também cobrar responsabilidades e saídas para esse problema.

“Quando nós abrimos a torneira em casa, muitas vezes não associamos de onde vem essa água. Mais de 80% da cidade é abastecida pela represa de Itupararanga e ela sofre uma grave crise no seu volume, fruto da estiagem rigorosa e também da sua má gestão. Com essa audiência, queremos mostrar a situação do nosso principal reservatório e também convidar as autoridades envolvidas a responder os questionamentos da população”, explica Fernanda Garcia.

Antes da realização deste evento, a vereadora Fernanda Garcia também intermediou um ciclo de debates sobre a crise hídrica, através da programação da TV Câmara, todas as sextas-feiras, desde o dia 3 de setembro.

“Provocamos essa discussão antecipadamente para poder preparar essa audiência. Entendemos que a crise hídrica é um debate que precisa estar em todos os lares, em todas as rodas de conversa do trabalho, da vizinhança. Só quando a população se apropriar deste tema, teremos verdadeiras condições de almejar um modelo de gestão hídrica justo e equilibrado entre o meio ambiente, o consumo humano e a produção”, justifica.

A vereadora Fernanda também percorreu a região, fazendo visitas às Câmaras Municipais para divulgar o tema e também um chamado à imprensa, para que o assunto possa ser discutido de maneira ampla.



Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *