IBIÚNA – CMDM FARÁ DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DA MULHER NO MUNICÍPIO

O novo Conselho Municipal de Defesa da Mulher – CMDM em Ibiúna, que acaba de tomar posse, pretende fazer um diagnóstico da situação da mulher no município, segundo anunciou a vitrine online sua presidenta, advogada Vanessa Longano. Ela assinalou que o “CMDM tem como objetivos eliminação da discriminação da mulher em todos os aspectos da vida social e a busca da realização de suas aspirações políticas, econômicas, sociais e culturais”. Leia a íntegra da entrevista:

Vitrine online – O que é o CMDM?

Vanessa Longano – É um órgão consultivo de caráter permanente, com funções opinativas e fiscalizadora, vinculado à Secretaria Municipal da Promoção Social, constituindo-se num órgão colegiado pleno, de composição partidária entre o poder público e a Sociedade Civil.

VO – Quais os seus fundamentos e função social?

VL – Tem como objetivos eliminação da discriminação da mulher em todos os aspectos da vida social e a busca da realização de suas aspirações políticas, econômicas, sociais e culturais. Também compete ao CMDM assessorar o poder executivo emitindo pareceres, acompanhando a elaboração de programas com o governo federal e estadual; Propor medidas e atividades em defesa da mulher; Desenvolver estudos, debates, e pesquisas; Desenvolver projetos que promovam a participação da mulher; Incorporar preocupações e sugestões manifestadas pela sociedade; Formular e promover políticas públicas; Incentivar, participar e apoiar realizações que promovam a mulher, assessorar o Poder Executivo na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento a mulher; Emitir pareceres à Câmara; Entre outas ações de defesa e promoção aos direitos das mulheres.

VO – O que as mulheres ibiunenses podem esperar dele?

VL – Hoje temos um grupo de mulheres organizadas, corajosas e dispostas a enfrentar os preconceitos que comumente estão presentes nas rodas de bate-papo de pessoas que não se dão conta do quanto é importante para a sociedade que a eliminação da discriminação da mulher em todos os aspectos da vida social seja banida de vez. O mundo precisa de menos julgamento e mais acolhimento.

Esta nova composição do CMDM buscará elaborar um diagnóstico da realidade de mulher no município de fomentar a criação de serviços públicos e espaços específicos para um olhar especializado às ibiunenses.

O CMDM conta com o apoio do poder público, assim como toda a sociedade, e todos precisam ter consciência de que esse é um trabalho árduo e será desempenhado em benefício de muitas mulheres que se encontram desprotegidas, humilhadas e sem saber que rumo dar à própria vida.

A família é a base da sociedade e isso não é novidade, mas essa base necessita ser solidificada no amor e respeito mútuo. Precisamos lutar de todas as formas para modificar a mentalidade das pessoas, especialmente dos homens para que estes vejam as mulheres com mais respeito e que não façam da força bruta uma arma covarde para resolução de problemas.

Para isso será necessário a criação de mecanismos e políticas públicas relacionadas ao respeito à mulher. Mas o apoio de todos, sem distinção, é indispensável, pois ninguém está livre de fazer parte desta triste história ou entrar para as estatísticas, visto que hoje, a violência, a discriminação e os abusos ocorrem na casa do vizinho, com a mulher, a filha, a irmã, mãe do outro.

VO – Quem faz parte do CMDM?

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

MEMBRO TITULAR – MARLEI GUERRA MENDONÇA

MEMBRO SUPLENTE – ROSEMEIRE PASSOS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

MEMBRO TITULAR – LUANA MARIA FERREIRA FERNANDES

MEMBRO SUPLENTE – FLÁVIA ADAD DENARDI

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

MEMBRO TITULAR – KATIUCIA SANTOS ROSA

MEMBRO SUPLENTE – JESSICA DE ALMEIDA SCHLEETZ SILVA

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL

MEMBRO TITULAR – VANESSA ARRUDA LONGANO

MEMBRO SUPLENTE – KARINE XAVIER DE OLIVEIRA

SOCIEDADE CIVIL

MEMBRO TITULAR – MARIA DA SOLEDADE DOS SANTOS LIMA

MEMBRO SUPLENTE – NEIVA CATARINA ALBERTIN GIANCOLI

MEMBRO TITULAR – JOSELI CANDIDO

MEMBRO SUPLENTE – LUANA ARIELLA DOS SANTOS

MESA DIRETORA

PRESIDENTE: VANESSA ARRUDA LONGANO

VICE-PRESIDENTE: MARIA DA SOLEDADE DOS SANTOS LIMA

1° SECRETÁRIO: MARLEI GUERRA MENDONÇA

2° SECRETÁRIO: JOSELI CANDIDO

VO – Há quanto tempo advoga em Ibiúna?

VL – Nasci em São Paulo, moro há 18 anos em Ibiúna, advogo há 09 anos, com escritório no município, atuo nas áreas cível (família), trabalhista e previdenciário, possuo 04 especializações, inclusive formação em Self Coach, análise comportamental e inteligência emocional.

Vanessa: “Precisamos lutar pelos nossos direitos”

VO – O que significa para você ter assumido essa importante função?

VL – Sou mulher, mãe, filha, tia e advogada. Na minha profissão atendi a muitas mulheres em situação de vulnerabilidade. Para que as coisas melhorem precisamos ter boa vontade e proatividade. Não podemos ficar em casa sentadas, esperando que as coisas melhorem. Precisamos de lutar pelos nossos direitos, incentivar, lutar por dignidade, aprender a se respeitar, não aceitar violação dos nossos direitos, mobilizar e amparar outras mulheres.

VO – Onde funciona o CMDM?

VL – O CMDM funciona na Avenida São Sebastião, 347, no prédio do CREAS, sala dos conselhos. O telefone para contato é (15) 3241-2121.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *