IBIÚNA – CMDM LANÇARÁ CARTILHA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO “AGOSTO LILÁS”

Ao participar na manhã de hoje (26) do lançamento do programa “HORA DA NOTÍCIA”, na Rádio Una, conduzido pelo jornalista Carlos Rossini, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Dra. Vanessa Longano, anunciou o lançamento da “Cartilha CMDM – Ibiúna”, de sua autoria, durante a campanha do “Agosto Lilás”.

“Agosto Lilás” é um movimento de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Ele foi desenvolvido em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, criada em 7 de agosto de 2006.

A cartilha impressa em tom lilás, com diagramação de Vera Vieira, e revisão de Michele de Castro, e de forma clara e concisa, mostra o cenário da violência contra a mulher no Brasil.

Uma das informações revela que o Brasil teve um crescimento de 30,7% no número de homicídios de mulheres entre os anos de 2007 e 2017 e que “mulheres morrem todos os dias, assassinadas por quem aceitaram compartilhar a vida”. E assinala:

Nesse contexto, “a morte tem um caminho anterior que vai desde uma sociedade acreditar e aceitar a violência como comum, até a própria mulher se sentir culpara pela violência que sofreu”.

Vanessa: ‘a cartilha é resultado de um trabalho voluntário feito com muito amor’

Na sequência, a cartilha revela os tipos de violência doméstica: violência física, violência psicológica, violência sexual, violência patrimonial e violência moral, explicando as características específicas de cada uma  delas.

A publicação também aborda o abuso psicológico em relação à Lei Maria da Penha. Aí se refere o termo gaslighting [inglês], que é uma forma de abuso psicológico na qual informações são distorcidas, seletivamente omitidas para favorecer o abusador ou simplesmente inventadas com a intenção de fazer a vítima duvidar de sua própria memória, percepção e sanidade.

ONDE BUSCAR SOCORRO

A cartilha também ensina como identificar a violência doméstica e orienta as vítimas a buscarem socorro fazendo denúncia:

190 em caso de emergência (Polícia Militar);

180 para solicitar abertura de uma investigação;

153 para a Guarda Civil Metropolitana

A GCM, além de receber denúncias e solicitações pelo 153, também pode ser acionada pelos telefones:

(15) 3241-2509 ou pelo WhatsApp (15) 99793-2439

MULHER

O tema do primeiro programa “HORA DA NOTÍCIA” foi MULHER e despertou grande interesse na população ibiunense e de outras cidades paulistas e de outros estados.

SEGURANÇA

O segundo programa vai ao ar nesta quinta-feira (28), das 9 às 10 horas, pela Rádio Una [acesse pelo facebook/radiounaweb ou baixe o app na playstore radiouna]. O tema da entrevista será SEGURANÇA PÚBLICA. Vai tentar avaliar como estão a sensação de segurança da população ibiunense e as instituições públicas que atuam nessa área.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *