IBIÚNA – AGRICULTORES COMEMORAM SEU DIA COM MUITO TRABALHO

Hoje é Dia do Agricultor. Essa data é particularmente especial para o município de Ibiúna cuja economia é baseada na produção agrícola.

Famílias inteiras se dedicam de dia logo de madrugada a garantir alimento para milhões de pessoas na capital, cidades do interior e até mesmo em outros estados.

Tem festa agendada na Secretaria da Agricultura, com exposição, música ao vivo e sorteio de brindes, mas, como é de lei, todos estarão na lida da terra numa harmonia entre homem e natureza, com muito trabalho.

GIGANTE EM VERDURAS

Para se ter uma dimensão do que representa a atividade agrícola no município, bastaria dizer que Ibiúna abastece cerca de 40% das verduras comercializadas no estado de São Paulo.

É também um dos maiores produtores de hortifruti do Brasil. Junto com Piedade, município vizinho, ambos respondem por 70% da produção estadual de alface.

A agricultura familiar representa 70% do total da produção no município, o que mostra a importância socioeconômica dessa atividade.

Existem em Ibiúna mais de 4.500 unidades de produção agrícola.

Outra menção importante é o fato de a agricultura orgânica ser a segunda maior do estado.

Essas informações nos foram passadas pela Secretaria Municipal de Agricultura.

Parabéns agricultores e Deus abençoe todos a cada novo dia.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *