IBIÚNA – CONSEG PEDE INSTALAÇÃO DE CÂMERAS PARA MELHORAR SEGURANÇA NA CIDADE

Em entrevista ao programa “Hora da Notícia” apresentado na Rádio Una pelo jornalista Carlos Rossini na manhã de hoje (28), o presidente do Conselho Comunitário de Segurança – Conseg, engenheiro Marcelo Zambardino, reiterou a necessidade da instalação de câmeras de segurança e de melhoria da iluminação pública, como importantes instrumentos para melhorar a segurança pessoal e patrimonial na cidade de Ibiúna.

Zambardino foi convidado a participar do programa diante do aumento de casos de furtos roubos ocorridos neste mês, entre outros em dois postos de combustíveis e em uma casa lotérica no centro, além de furtos de bolsas de mulheres ocorridos nas ruas.

A propósito das câmeras de segurança, o Executivo enviou para a apreciação da Câmara Municipal um projeto de lei pedindo aos parlamentares ibiunenses que aprovassem em regime de urgência a inclusão de R$ 247.500,00 enviados ao orçamento do município como emenda de um deputado.

O projeto foi aprovado no dia 15, durante o recesso parlamentar. Segundo apuramos esses recursos devem ser investidos na compra de viaturas, motos e na instalação de câmeras de segurança.

O presidente do Conseg se mostrou claramente preocupado com a situação que tem diminuído a sensação de segurança no município, em que pede os esforços das autoridades de segurança para conter esses e outros fatos criminais.

Da mesma forma, chamou a atenção das questões relacionadas com o tráfico de drogas que vem exigindo muitas ações por parte da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.

OPERAÇÃO DELEGADA

Zambardino disse também que os municípios de Piedade, Mairinque, Alumínio, Vargem Grande e São Roque “há tempos firmaram convênio com a Polícia Militar do trânsito e ‘Operação Delegada’, por meio dos quais o policiamento ostensivo é intensificado nas cidades.”

“Não entendo por que até agora a Prefeitura de Ibiúna não firmou esse acordo, o que certamente prejudica a população onde a criminalidade aumenta.”

Zambardino também mencionou que “quando anoitece o centro da cidade parece a ‘cracolândia’, onde pessoas são abordadas muitas vezes com agressividade para pedir dinheiro e nada é feito para corrigir isso.”

Ouvintes do programa comentaram casos de furtos e roubos. Disseram que “é preciso conter as ações dos bandidos”.

Na próxima quinta-feira, dia 4 de agosto, haverá uma nova reunião mensal do Conseg e todos esses temas deverão ser objeto das atenções do comandante da Polícia Militar em Ibiúna, do delegado titular, do comandante da CGM/secretário da Segurança Pública.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *