IBIÚNA – NOTA SOBRE ROUBOS NA CIDADE OBTÉM MAIS DE 10 MIL ACESSOS EM 24 HORAS

Uma nota com apenas dezenove palavras postada pelo presidente do Conseg – Conselho Comunitário de Segurança, engenheiro Marcelo Zambardino, neste sábado (6) nas redes sociais, já superou a marca de 10.000 visualizações, além de dezenas de comentários, revelando o temor da população com a questão da segurança pública no município de Ibiúna

Eis o teor da nota escrita em letras maiúsculas e com palavras de fortes conteúdos emocionais: “ARROBAMENTOS NA MADRUGADA E ROUBOS À MÃO ARMADA EM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS CONTINUAM PREOCUPANDO A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE IBIÚNA.”

A repercussão popular a essa advertência provavelmente não seria dessa dimensão se no sentimento das pessoas os fatos demonstrassem o contrário, como se não fossem de conhecimento público.

“Nessa madrugada (de sábado) houve um arrombamento em estabelecimento comercial na Avenida Fortunatinho, próximo à Praça da Matriz [no centro da cidade] e também, no início da tarde, aconteceu um roubo à mão armada em estabelecimento comercial no km 66 da Rodovia Bunjiro Nakao”, revelou Zambardino.

“Isso quer dizer que nossas autoridades não estão fazendo a lição de casa, ou melhor, fazendo a ronda preventiva”, um homem comentou.

O presidente do Conseg esclareceu que “as instituições têm empenhado forças, porém segurança pública precisa ter investimentos em equipamentos de inteligência. O Conseg-Ibiúna participa faz tempo de congressos no que diz respeito a cidades inteligentes que exatamente a preparação para o enfrentamento de realidades de nosso país e cidades que não avançam nesses propósitos trazem muitos sofrimentos para a população”. E disse mais:

“O Conseg vem há mais de oito anos orientando a Prefeitura de Ibiúna a implantar câmeras de segurança no município e integrar esses equipamentos com o Sistema Detecta do Governo do Estado de São Paulo e realizar dois convênios com  a Polícia Militar sobre a Operação Delegada [já instalada nos municípios vizinhos, como São Roque, Piedade, Mairinque, Alumínio, Votorantim e Vargem Grande Paulista] que aumenta o número de policiais na cidade e fiscalização no trânsito, porém a Prefeitura de Ibiúna não mostra interesse em fazer essas melhorias. Infelizmente, a situação chegou aonde chegou!”

Na última reunião do Conseg realizada no dia 4 de agosto a questão de furtos e roubos nos estabelecimentos comerciais em Ibiúna foi o tema principal discutido. Vitrine online publicou matéria sob o título “Ibiúna – Furto e roubos preocupam comerciantes da cidade. De modo informal se disse que nos últimos quinze dias haviam sido cometidos algo em torno de 20 furtos ou roubos dessa natureza.

‘.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *