ÀS CRIANÇAS, COM CARINHO!
Quando eu vi essas duas criaturinhas andando no quintal de casa, senti a presença de Deus ali, bem na minha frente. Lágrimas. O pai da Vivi, uma delas, disse que elas estavam batendo o maior papo enquanto andavam, que só crianças são capazes, pois se trata da mais pura expressão natural de um momento único na vida dos seres humanos.
Mimi, que mora no Canadá, estava ali, junto com sua priminha, respirando o ar puro de Ibiúna e nos abençoando com a sua presença, alegria e felicidade. Duas outras crianças se encontravam no quintal, Sofia, cujos cabelos se parecem a fios de ouro e uma bebê, Chloe, de olhinhos puxados e sorriso fácil.
Estávamos reunidos em família, no ‘nhoque da sorte’, com a grande mesa colocada sobre o gramado e debaixo de uma sibipiruna que fora plantada quando ainda era pequenina muda e hoje, bem alta, exibe suas flores na parte superior de sua generosa copa, que serve aos pássaros que estão de passagem ou têm seu território nas proximidades.
Nesta quarta-feira (12) se comemora o Dia das Crianças, que é feriado nacional graças a uma coincidência: ser comemorado junto ao dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Que a santa nos inspire a amar mais as crianças, respeitá-las em sua inocência e nos brinde com sua graça pela fé!
Perguntamos à mãe de dois filhos:
“Qual o maior presente que uma criança deveria ganhar neste 12 de outubro?” Resposta imediata: “Respeito.” Mais do que presentes caros, para os filhos de pais ricos, ou mais simples, de pais pobres, “o mais importante é respeitar as crianças e considerar que elas, por definição, precisam de amor, carinho e proteção. Só assim elas poderão viver com alegria e crescer como adultos mental e fisicamente saudáveis.”
“Respeito – afirma – é saber ouvir a criança e orientá-la sempre que necessário, alimentá-la para que viva com saúde (‘porque nesse Dia da Criança muitas delas poderão não ter o que comer’), cuidar para que tenha bom estudo, mas, sobretudo, tratá-la com amor. Não conheço nenhuma criança que tenha recebido amor de verdade de seus pais ser levada pela maldade desse mundo.”
“Quem maltrata crianças não pode esperar muito do futuro, porque o futuro são as crianças. Se cada pessoa enxergar as crianças como seres vindos ao mundo para renová-lo, trazendo sua alegria cheia de vida, e despertar para essa verdade, poderá se tornar mais humana. Só com essa atitude já estará contribuindo para que o planeta seja melhor.” (C.R.)
