BELLO AVALIA PRIMEIROS 30 DIAS DO SEU GOVERNO E AFIRMA “QUERO REALIZAR AS ESPERANÇAS DO POVO”

Ao completar os primeiros trinta dias de governo, o prefeito Fábio Bello distribuiu nota à imprensa em que apresenta um balanço das ações e decisões tomadas, em que afirma:“Sei que a maioria absoluta da população ibiunense deseja que a situação administrativa do município seja logo resolvida e haja normalidade nas funções públicas para que suas necessidades sejam atendidas, Com humildade, peço a todos os munícipes que mantenham vivas suas esperanças porque estamos trabalhando intensamente para que elas sejam realizadas satisfatoriamente. Meu coração e minha mente estão dedicados à população de Ibiúna com amor. Adoro esta cidade e convido todos para participar de um sonho que transformará, para melhor, em todo o município, a educação, a saúde, a segurança, a infraestrutura, a geração de empregos, o turismo, a qualidade de vida, principalmente das crianças, dos jovens e dos idosos.” Eis, a seguir, na íntegra, a notícia distribuída que contempla vários setores do município e a visão do novo prefeito.

SITUAÇÃO ENCONTRADA

O novo prefeito de Ibiúna avaliou que os primeiros trinta dias “foram muito difíceis” pelo fato de serem encontrados, numa auditoria interna, muitas irregularidades em contratos, no fornecimento de produtos com preços superfaturados, na falta de documentos e de informações. “Começamos pôr ordem nessa situação caótica, pois iniciamos nosso mandato com quase duzentos e cinquenta dias de atraso. Por isso mesmo, continuaremos redobrando nossos esforços para obtenção de resultados práticos e objetivos.”

Ao analisar o panorama na zona rural, Bello declarou que a situação está muito difícil. “Todas as vicinais estão intransitáveis, como Verava, Recreio, Vargem, Colégio e tantas outras e o centro da cidade parece um queijo suíço, com muitos buracos. Já iniciamos um serviço emergencial de tapa buracos e uma boa parte já foi realizada. Agora vamos começar tapar os buracos na vicinal do Verava, Recreio, Vargem e assim por diante. Temos um projeto de recuperação da vicinal do Colégio, que se encontra complicada, gerando grande desconforto para a população. Também o problema com a ponte do Paruru será solucionado. Vamos atuar forte na zona rural, que é nosso ponto crítico.”

O prefeito revelou que as máquinas da prefeitura que estavam quebradas começaram a ser recuperadas para atender às estradas rurais.

SAÚDE

Na área da saúde, que vinha apresentando graves problemas, com falta de médicos, de medicamentos, atrasos no pagamento dos funcionários da empresa que administrava o Hospital Municipal, Bello anunciou que, com ações rápidas e precisas, a situação já se aproxima da normalidade. “Temos novos médicos, adquirimos os medicamentos e contamos, desde o dia 7, com uma nova equipe do laboratório que está utilizando equipamentos mais modernos em relação aos que eram usados anteriormente. Para pagamento desse serviço, a prefeitura desembolsava R$ 130 mil por mês; agora, e com melhoria qualitativa, reduzimos o custo mensal para R$ 85 mil.”

Bello anunciou que irá reativar o Resgate Municipal, que fora desativado, que somará esforço com a ambulância do Samu, para atender casos de acidentes e emergências.

TRANSPORTE

Na área de transporte público “vamos reduzir o preço da tarifa, a mais cara da região, e abrir licitação com o objetivo de proporcionar mais conforto e segurança à população, com veículos mais novos, e impedir a repetição de situações como a vivida recentemente [pela primeira vez na história de Ibiúna], com a greve dos motoristas por falta de pagamento por parte da empresa contratada”. Deixou os munícipes quatro dias sem meios de locomoção, com reflexos que atingiram também todo comércio da cidade.

SEGURANÇA

O novo prefeito anunciou também que na área da segurança está sendo colocado em prática um projeto diferenciado, por meio do qual a GCM atuará mais próxima da população, do comércio, das indústrias. “Já estamos atuando dentro de escolas municipais da região urbana com a presença de guardas durante todo o dia.” Haverá manutenção do sistema de iluminação da cidade, com reparos nos postes e troca de lâmpadas queimadas. As calçadas centrais estão sendo recuperadas para evitar, como já aconteceu a várias pessoas idosas, acidentes provocados pela existência de buracos. Bello mencionou que irá terminar a reforma da Delegacia que está há paralisada há muito tempo.

TURISMO

No setor de turismo, o prefeito reiterou que está recuperando as verbas, “menos as que já perdemos por falta de documentação”, para dar continuidade à ciclovia, a reforma da rodoviária e realizar outros projetos. Quanto à reforma da rodoviária, “o projeto estava todo errado e além disso a empresa contratada perdeu o prazo de execução”. “Resolvemos consultar engenheiros e arquitetos e fazer um novo projeto junto com a população. Em quarenta e cinco dias já estaremos em condições de fazer a licitação e começar a reforma.”

CRECHES E ESCOLAS

Como havia prometido ainda em sua campanha, Bello vai reabrir o Arco-Íris. Para tanto, o local será reformado nas partes de hidráulica e elétrica.

Quatro creches serão abertas: N.S. Aparecida, Santa Clara (próximas ao Correio), outra junto ao prédio para onde está de volta a Secretaria da Educação [estava ocupada até recentemente pela GCM) e uma no bairro da Cachoeira.

Em relação a escolas, Bello disse que pensava que vinte e sete escolas se encontravam fechadas. Corrigiu o número para trinta, que deverão ser recuperadas e voltar a funcionar em diversos bairros.

IBIÚNA É DE TODOS

Bello disse que em relação à Câmara Municipal “a gente percebe que existem alguns vereadores fazendo críticas ao nosso governo. Eles fazem parte de um governo provisório que estava aqui ou mesmo do governo passado.” E anunciou:

“Mas, eu convido todos os vereadores para trabalharmos juntos pela cidade porque Ibiúna é de todos. Vamos encaminhar projetos importantes para o município e espero que os vereadores estejam ao lado não só do Executivo com esses projetos, mas ao lado de toda a população de Ibiúna, que será beneficiada. Logo, logo vamos convidar todos os vereadores para conhecerem nosso projeto de trabalho para a cidade, em nome desse amor que sentimos por Ibiúna.”

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.