IBIÚNA – ESTRADA DA CACHOEIRA FICA PRONTA NO FIM DE NOVEMBRO
“O recapeamento da Estrada da Cachoeira deverá estar concluído no fim de novembro”, informou hoje (24) o coordenador de Obras da BRPQ, empresa do grupo TDF Ambiental e Comercial, com sede em Alphaville, contratada pelo Clara Ibiúna Resort para implementar a obra, a um custo de R$ 12 milhões.
Numa extensão aproximada de 10 km, desde a pequena ponte que liga a cidade ao bairro da Cachoeira, no município de Ibiúna, a estrada tem uma vocação turística: ali se localizam o próprio Resort, o Parque Ecológico e a Prainha do Escritório, com acesso liberado para carros com placas de Ibiúna. Ciclistas solos ou em grupo também transitam pela estrada nos fins de semana.
A obra está sendo executada como compensação por isenção fiscal por dez anos concedida ao Resort pelo governo anterior e facilita o acesso às muitas chácaras que existem em seu trajeto, além de valorizar os imóveis, depois de décadas em que a estrada permaneceu esburacada, sem ter merecido atenção de sucessivos governos municipais.
REPAROS
Mesmo antes da conclusão do recapeamento [está faltando cerca de 750 metros para alcançar a cidade], vitrine online recebeu queixas de leitores que apontam trincas, afundamentos do asfalto, buracos e danos nas guias, provocados por caminhões ou carretas que trafegam por ali.
O coordenador da obra, no entanto, informou que a empresa já deu início aos reparos abrindo valas e implantando camadas de britas de diversos tamanhos para garantir a resistência da pista de rolamento. Nesses pontos, e são vários e bastante úmidos, a terra acabou cedendo sob o peso dos veículos, razão por que exigiu novos procedimentos técnicos.
O mesmo engenheiro assegurou que a estrada será entregue em novembro com faixa sinalizadora no centro da pista e tachas refletivas para orientar os motoristas, principalmente à noite.
DEFENSAS
A implantação de defensas metálicas, especialmente em curvas perigosas, onde não raro há capotagens, a ponto de vitrine online já ter apontado como necessidade à autoridade do trânsito em Ibiúna, dependerá de decisão do Resort, segundo vitrine online apurou.
