IBIÚNA – BANDIDOS FURTAM TRÊS LOJAS NO CENTRO DA CIDADE NA SEGUNDA-FEIRA

Na madrugada da segunda-feira (16) houve três arrombamentos em lojas localizadas na avenida Fortunativo, na região central da cidade de Ibiúna, com o furto de diversos objetos de valor.

“Novamente as madrugadas de nossa cidade estão favoráveis a marginais para promoverem crimes”, disse a vitrine online hoje à tarde (17) o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, engenheiro Marcelo Zambardino.

Na entrevista, Zambardino considera que os dados oficiais registrados pelas autoridades municipais não devem estar refletindo a realidade dos fatos, sobretudo porque muitas pessoas não se sentem motivadas a fazer o registro das ocorrências das quais foram vítimas.

Disse, também, que o número de câmaras de segurança instaladas na cidade ainda é muito pequeno e que novas unidades deveriam ser implantadas, especialmente na região central da cidade. Veja a entrevista:

Vitrine online – As autoridades da segurança pública em Ibiúna estão informando a população das ocorrências policiais de forma fidedigna?

Marcelo Zambardino – As autoridades policiais informam, sim, os crimes e dados que chegam a elas. O Conseg-Ibiuna (Conselho Comunitário de Segurança) diversas vezes, ao saber de crimes, geralmente furtos (arrombamentos) na madrugada, principalmente em comércios no centro da cidade, solicita às vítimas que registrem os boletins de ocorrência, pois uma parte da população não se vê motivada a registrar as ocorrências e aí fica difícil ter dados reais da situação da criminalidade na cidade

VO – Em caso negativo, por que isso estaria ocorrendo, já que é importante a população saber dos fatos a fim de se precaver para não se tornarem vítimas incautas?

MZ – O que chega dos crimes registrados nas instituições policiais são mencionados nas reuniões do Conseg.

VO – Quantos, quais e onde se registraram ocorreram em Ibiuna nos últimos dias?

MZ – Neste último domingo noite (15/01/2023), na madrugada da segunda-feira feira (16/01/2023) chegaram ao Conseg informações de que houve furtos em 03 comércios na avenida Fortunatinho, no centro da cidade. Foram arrombados e subtraídos objetos, ou seja, novamente as madrugadas de nossa cidade estão favoráveis a marginais para promoverem crimes

VO – O sistema de câmara de segurança cuja implantação foi insistentemente preconizada pelo Conseg está em operação? O número de câmaras permite boa cobertura da cidade?

MZ – Um número pequeno de câmeras sim está em operação, mas precisa de muito, inclusive no centro da cidade, para evitar esses crimes de arrombamentos que andam ocorrendo

VO -Na condição de presidente do Conseg há uma década, você considera que as autoridades policiais no município de Ibiúna estão conseguindo reduzir o número de casos, sobretudo furtos em residências e no comércio?

MZ – Pelo número de casos que relatam, com base no registro de denúncias das vítimas, portanto dados oficiais, as autoridades afirmam que estar diminuindo, mas o problema é que existem muitos crimes que a população, não sei por qual motivo, não faz o registro. Por isso, nossa cidade está com problema real de segurança, é preciso que a população faça sua parte e registre boletins de ocorrência, para sabermos de fato esses índices, pois para terem crimes e as polícias atuarem é necessário haver vítimas, caso contrário a apresentação dos dados não refletem a realidade.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *