IBIÚNA – CERCA NA PRAINHA DO ESCRITÓRIO REPERCUTE; PREFEITURA DEFENDERÁ LIVRE ACESSO AO LOCAL
A divulgação de notícia dando conta de que instalaram mourões na “Prainha do Escritório”, localizada na margem da represa Itupararanga, no final da Estrada da Cachoeira, no município de Ibiúna, repercutiu imediatamente. Isso diante da possibilidade de que aquele local seja cercado e restrinja o acesso às suas águas onde, anualmente, ocorre uma tradicional travessia aquática [veja a foto].
Motivo: esse local é um dos raros trechos da represa em que a população pode ter acesso, o que acontece sobretudo para lazer nos fins de semana. A maior parte das margens da Itupararanga nessa região é inacessível devido às propriedades particulares e os condomínios existentes em ambos os lados de sua extensão.
“LIVRE ACESSO”
Em nota encaminhada a vitrine online [leia abaixo], a Prefeitura anuncia que “entrou em contato com autoridades competentes e responsáveis pela área para discutir sobre o assunto e reafirma o compromisso de que atuará de maneira incisiva para que a área continue sendo de livre acesso para os munícipes.”
COMPENSAÇÃO AMBIENTAL
Na manhã de hoje (20), vitrine online solicitou esclarecimentos à Prefeitura a fim de saber o motivo da instalações dos mourões, tendo recebido a nota abaixo, que reproduzimos na íntegra:
“A Prefeitura de Ibiúna, através da Secretaria de Cultura e Turismo e secretaria de Meio Ambiente, vem informar a população a respeito dos mourões que estão sendo instalados na ‘Prainha do Escritório’, no bairro da Cachoeira. Algumas notícias vêm sendo divulgadas, e a prefeitura foi procurar saber. Os mourões instalados fazem parte do Programa Nascentes, um programa estadual de compensação ambiental, do qual faz parte a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) junto com o proprietário da área, a qual é particular. Até o momento, não há informações sobre o fechamento da área para os munícipes, mas a Prefeitura de Ibiúna já entrou em contato com autoridades competentes e responsáveis pela área para discutir sobre o assunto e reafirma o compromisso de que atuará de maneira incisiva para que a área continue sendo de livre acesso para os munícipes.”
LOTEAMENTO DE LUXO
Vitrine apurou que naquela área, que é uma propriedade particular, com um total de 1 milhão de metros quadrados, poderá, futuramente, ser implantado um loteamento de alto luxo, incluindo um campo de golfe.
Faz anos foi instalada uma grande portaria na Estrada da Cachoeira que controla o acesso tanto à Prainha do Escritório quanto ao Clara Ibiúna Resort, que se localiza nas proximidades, permitindo a entrada de veículos com placas de Ibiúna.