ROMARIA FEMININA – CAVALEIRAS DE SÃO SEBASTIÃO PARTEM PARA O SERTÃO

A cavalo e em charretes, cerca de 150 mulheres, as Cavaleiras de São Sebastião, partiram hoje (15), às 11h, em romaria para a Capela de São Sebastião, localizada a cerca de 27km do centro da cidade de Ibiúna, no bairro do Pocinho.

Integrada somente por mulheres, esta é a quarta edição da romaria inspirada na Romaria Feminina de Santa Francisca Romana, que se realiza em São Roque.

Em 2018, um grupo de mulheres ibiunenses participaram do evento em São Roque e resolveram criar movimento similar em Ibiúna.

Cristiane Rodrigues foi uma dessas mulheres pioneiras que até hoje faz parte da comissão organizadora:

“A Romaria das Cavaleiras de Ibiúna é uma celebração da fé e da devoção, é um ato da família, e a mulher é a base da família, por isso esse movimento tem um significado tão especial.”

Cristiane com a filha no colo, durante entrevista à TVUNA/vitrine online: “Mulher é a base da família.”

Antes da partida em direção ao bairro do Pocinho, o padre Omar abençoou as romeiras e os animais, sobre os quais arpergiu água benta, fez uma prece pedindo proteção aos romeiros e comedimento nas bebidas.

Hoje, às 19 horas haverá missa no sertão celebrada pelo padre Rafael e, às 21 horas, show com Diandra e Banda.

Um jantar comunitário será oferecido por Otávio Britto, do Restaurante Casa Britto.

Amanhã, domingo, às 11 horas, após missa e finalização com o Santo Terço na Igreja Santa Maria, as amazonas da fé ibiunenses retornarão para a cidade e aos seus lares, certamente inspiradas na fé vivida.

NA TVUNA

Na quarta-feira (19), a TVUNA exibirá vídeos sobre a 4ª Romaria das Cavaleiras de São Sebastião, em programa ao vivo, das 20 às 21, transmitido pelo Youtube, Facebook e Instagram.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *