NOVA EMPRESA DE ÔNIBUS ASSUME TRANSPORTE PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE IBIÚNA

Desde às 4h30 de hoje (20), inicialmente com vinte e dois ônibus, a Viação Raposo Tavares (Danúbio Azul) começou a operar as linhas de transporte público no município de Ibiúna; paralelamente, quinze ônibus (de um total de cinquenta) da Transportadora Vargem Grande Paulista (Viação Cidade de Ibiúna) também operavam na manhã de hoje. Cada um portava, colado nos parabrisas, os valores das tarifas: R$ 2,85 da nova empresa; R$ 3,00, da empresa que encerra hoje suas atividades no município, de acordo com o prazo estabelecido em notificação entregue à empresa pela prefeitura.


Ao contrário do que se esperava, o ambiente no Terminal Rodoviário em toda a manhã de hoje era de tranquilidade e de intensa atividade por parte dos funcionários da Viação Raposo Tavares para normalizar a situação do modo mais rápido possível. Houve falta de ônibus e horários não cumpridos.

O fiscal Sérgio Soares Pereira, que atua na empresa há vinte anos, informou à vitrine online que esperava pôr toda a frota de cinquenta veículos à disposição dos usuários até o fim do dia, já que muitos motoristas da Viação Cidade ainda estavam no processo de dar baixa na carteira para serem admitidos pela nova operadora desse serviço público.

Pequenas dificuldades, como era o caso de professoras que passavam pelas catracas mediante a exposição de um cartão magnético, foram rapidamente resolvidas e orientadas a entrar pela porta de trás. Mas houve falhas e mesmo falta de ônibus em alguns horários em vários bairros. Exemplo: o ônibus das 11h30 que faz o bairro da Cachoeira não passou e deixou na estrada estudantes e outros passageiros.

Pereira confirmou que a frota de ônibus da Danúbio Azul é mais nova do que à da Viação Cidade sendo que os mais antigos foram fabricados entre

2002 a 2007, embora haja unidades de 2010. Os ônibus da Viação Cidade, segundo informações colhidas no local, seriam do ano 2000 para trás.

 Danúbio de volta

Pereira informou que há quinze anos era a mesma empresa em que já trabalhava que fazia o transporte público em Ibiúna. Nessa época, ele era cobrador e conhece toda a região. Agora estamos de volta e “com o firme objetivo de prestar o melhor serviço possível para a população ibiunense”. “Na reunião que tivemos no bairro de Atalaia, em Cotia, onde fica a garagem da viação, todos os funcionários assumiram o compromisso de: 1. cumprir fielmente os horários programados (isso é fundamental); 2. tratar com respeito e atenção todos os passageiros, alunos, pessoas idosas, pagantes ou não pagantes. Vamos procurar fazer um bom serviço na cidade.”

 Queixas

Vitrine online ouviu usuários que se encontravam no Terminal Rodoviário. Três professoras da rede municipal de ensino, enquanto aguardavam o ônibus (Anésia, que leciona no Veravinha, e as outras duas no Gabriel, se queixaram tanto dos atrasos quanto da grande frequência com que os ônibus da Viação Cidade quebravam. “Num dia dois ônibus quebraram e só consegui voltar para casa às sete horas da noite”, comentou a professora do Veravinha. Uma jovem professora do Gabriel disse que “grandes eram as esperas pelos ônibus e que, além disso, eles eram de má qualidade”.

Dona Maria, moradora no Saltinho (Vargem do Salto) afirmou: “Espero que essa empresa que entrou melhore os serviços porque a outra vira e mexe deixava a gente no ponto, esperando toda a vida, mais de uma hora, quando o ônibus não quebrava no caminho.”

[N.da.R. – As pessoas entrevistadas não quiseram se identificar.]

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.