ORÇAMENTO – PREFEITO OBTÉM PRIMEIRA VITÓRIA NA CÂMARA MUNICIPAL

Por onze votos a quatro, a Câmara Municipal de Ibiúna aprovou, na sessão da terça-feira (19) a manutenção do artigo 4º do orçamento para 2014, previsto em R$ 127 milhões, que permite ao prefeito movimentar 6% daquele montante – R$ 6,8 milhões – e suplementar verbas de acordo com as prioridades de cada secretaria.

A emenda propondo a supressão do artigo 4º foi apresentada pelos vereadores Abel Rodrigues de Camargo (PS) e Israel Zaia (PSDB) e somente obteve o apoio dos vereadores Jair Marmelo (PCdoB) e Pedro Luiz Ferreira (PROS).

A supressão desse artigo obrigaria o prefeito a procurar a Câmara toda vez que sentisse necessidade de suplementar verbas e, de certo modo, o tornaria refém dessa condição. O resultado da votação consagra a primeira vitória do prefeito Fábio Bello que, surpreendentemente, teve voto favorável até mesmo do atual presidente da Câmara, Carlinhos Marques (PT). Politicamente, Marques é o mais proeminente sebastianista do ex-prefeito Eduardo Anselmo, chegando mesmo a dizer que possui informações privilegiadas nesse sentido. “É só esperar o final do julgamento do recurso”, disse à vitrine online em um e-mail.

Observadores atentos à votação do artigo 4º disseram que Pedrão da Água e Jair Marmelo quase ficaram “roxos” de raiva com a atitude dos seus colegas.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.