IBIÚNA – SINDICATO ORIENTA COMO EMITIR NOTA FISCAL ELETRÔNICA RURAL
A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo passa a exigir a emissão de nota fiscal eletrônica para comercialização da produção rural no mês de maio próximo, sujeitando os produtores a autuações, caso não cumpram essa obrigação.
Por isso, o Sindicato dos Trabalhadores e Empregados Rurais de Ibiúna promoveu na tarde desta quarta-feira (10) uma palestra gratuita no Auditório Municipal que ficou lotado, fato natural porque o município de Ibiúna tem na atividade agrícola seu carro-chefe da economia.
O tema da palestra “Nota Fiscal Eletrônica e Obrigações Fiscais do Produtor Rural” foi exposto pelo contador Vinícius Augusto de Moraes que mostrou o passo a passo para os produtores rurais se prepararem para emissão da nota fiscal eletrônica.
Moraes falou da necessária certificação rural, da emissão da nota fiscal e das obrigações fiscais do produtor rural,”porque muitos não sabem, mas o produtor tem que fazer o livro caixa da atividade rural”.
“Esse livro caixa deve ser informado na declaração do Imposto de Renda.”
SANÇÕES


Em relação à nota fiscal eletrônica, Moraes esclareceu que não se sabe que sanções serão aplicadas, bem como os valores de multas, pois a Secretaria da Fazenda ainda não fez a publicação sobre esses aspectos em seu portal.
“Mas é preciso deixar claro que o produtor rural que deixar de emitir a nota fiscal eletrônica poderá sofrer autuações. ”
SEM INTERNET
O presidente do Sindicato, Francisco Edivan Pereira, levantou um assunto que preocupa os produtores rurais que ainda não dispõem de sinal de internet nas regiões em que se situam suas propriedades, considerando a vasta extensão do território ibiunense. Sem internet não terão como emitir a nota fiscal eletrônica?
PALESTRAS
Outras palestras com o mesmo objetivo serão promovidas pela entidade dos trabalhadores rurais, a fim de beneficiar um total de 1.300 unidades produtoras.
