TVUNA PERGUNTA: O QUE ESPERAMOS DAS ELEIÇÕES DESTE ANO EM IBIÚNA?

Essa questão será feita ao advogado Jonas Campos (70), com mais de 40 anos de experiência no cenário político ibiunense e a todos os telespectadores que poderão expressar suas opiniões no programa da TVUNA nesta quarta-feira, dia 17, às 20h, com transmissão ao vivo pelo Youtube, Instagram e Facebook.

Ex-prefeito de Ibiúna por duas vezes e também vereador em dois mandatos, além de ocupar diversas funções públicas, Campos conhece os personagens que já se apresentam como pré-candidatos aos cargos de prefeito e vice, e muitos dos que irão disputar uma cadeira na Câmara Municipal.

Nesse particular, há três modalidades a serem consideradas: os vereadores que pretendem se reeleger, aqueles que já exerceram mandato e querem voltar ao Poder Legislativo, e os que se lançarão candidatos pela primeira, segunda ou terceira vez.

Este ano a disputa por uma vaga no plenário do Legislativo deverá ser mais acirrada. O resultado poderá incluir mais mulheres no quadro parlamentar, já que a legislação eleitoral estabelece que 30% das candidaturas partidárias estão reservados ao gênero feminino.

É oportuno assinalar que o município jamais elegeu uma mulher para o cargo de prefeito. Até o momento, somente houve duas mulheres que se candidataram para esse cargo, e a Câmara tem contado com apenas uma estrela solitária, como é o caso, há três mandatos, da vereadora Rozi da Farmácia, a única voz feminina atuante no Legislativo.

LONGA VIDA PÚBLICA

Formado em Direito, Jonas de Campos faz parte da história de Ibiúna, cidade onde nasceu e acumula mais de 42 anos na vida pública.

Eleito prefeito por dois mandatos (1989-1992 e 1997-2000), também foi eleito duas vezes vereador, exercendo as funções legislativas entre 1983 e 1988 e 1993 e 1996.

No Executivo Municipal, em 2017, Jonas Campos exerceu a função de secretário de Governo, cargo que deixou no início de 2018 para assumir a Secretaria da Saúde, retornando para a pasta de Governo, no começo de setembro.

Entre 2013 e 2014, durante o governo do professor Eduardo Anselmo também esteve à frente da Secretaria de Governo.

Foi diretor de Formação e Promoção Institucional do ITESP (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo, onde exerceu ainda as funções de ouvidor e assistente de diretoria.

SE LIGA NA TVUNA

Todos os programas da TVUNA são transmitidos ao vivo e os telespectadores podem interagir por meio do chat do canal da TVUNA. Para seguir é simples. Basta acessar youtube.com/@tv-una e se inscrever.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *