PONTE INTERDITADA – POPULAÇÃO QUER ATITUDE URGENTE DA PREFEITURA

O atual prefeito de Ibiúna, que deixa o cargo nesta terça-feira (31), até o momento em que essa redação está sendo elaborada, ao contrário de situações anteriores, nas quais se preocupava em repelir “milhares de fake news”, ainda não se pronunciou a respeito da interdIção da ponte sobre o Rio Sorocaba, na estrada que liga Ibiúna ao município de Mairinque.

Como se recorda, a interdição, determinada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, foi efetuada pela Guarda Civil Municipal por volta das 18h10 de ontem (27), pegando toda a população de surpresa e tornando um caos a mobilidade viária em toda a região.

A decisão foi comunicada à Prefeitura no dia 19 de dezembro, depois que as autoridades judiciárias não obtiveram retorno das autoridades municipais sobre as providências a serem tomadas, uma vez que, segundo constatado, a referida ponte está com sua estrutura comprometida e pode desabar, pondo em perigo a vida das pessoas.

COMUNICADO

A Prefeitura se limitou a publicar um comunicado no Instagram intitulado “ALERTA” em que informa o que todos já sabiam, que a ponte fora interditada e que “está proibida a travessia de carros e pedestres”.

Após pedir “atenção e cuidado a todos os usuários da rodovia Ibiúna/Mairinque”, declara que “no momento é possível utilizar o caminho pelo bairro de Dois Córregos”. Esse caminho, na realidade é a Estrada do Aníbal, ou Estrada da Serraria do Aníbal.

A DURA REALIDADE

Eis a condição da estrada apontada como “caminho” (alternativo) pela Prefeireura

Vitrine online e a TVUNA fizeram uma divulgação intensa sobre a interdição como prestação de serviço de utilidade pública que foram captadas por milhares de pessoas, que se mostraram indignadas com o fato que continua gerando grande desconforto aos usuários da estrada.

Aparentemente a autoridade municipal não observou os inumeráveis comentários e críticas dirigidas a ela, bem como não terá visto que a situação da estrada indicada como opção, no lado ibiunense [no território de São Roque o nome muda para Estrada dos Godinhos], está intransitável, até mesmo para veículos de grande porte, devido à sua condição precária agravada com as chuvas recentes.

A população, sobretudo os habitantes do bairro de Dois Córregos, quer que a Prefeitura tome providências urgentes para dar condições de trafegabilidade na chamada Estrada do Aníbal, com o uso de máquinas e colocação de pedras pelo menos nas áreas mais críticas, onde até caminhões ficaram encalhados.

Vitrine online apurou que uma parcela da população não acredita que, nesta altura, a Prefeitura tome essa medida importante para minorar o sofrimento dos usuários da estrada, lembrando a condição de tantas outras vias que se encontram na mesma situação precária.

De qualquer forma, torcemos para que esta notícia sensibilize as autoridades municipais para que assumam essa responsabilidade e, num ato de respeito aos cidadãos,  atenda seu pedido de contar com uma estrada alternativa em melhores condições. (C.R.)

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *