IBIÚNA – CONSELHO TUTELAR REALIZOU 960 ATENDIMENTOS E 8 ACOLHIMENTOS EM 2024

O Conselho Tutelar de Ibiúna, integrado por cinco mulheres, apresentou balanço de sua atuação em 2024.

Ao todo, foram realizados 960 atendimentos e oito casos de acolhimento, um processo de receber e cuidar de crianças que, por diversos motivos, estão em situações que envolvem sua segurança, bem-estar ou desenvolvimento. Pode incluir crianças retiradas de lares abusivos, negligentes ou incapazes de prover cuidados adequados.

Segundo o relato, o ano foi marcado por inúmeros desafios, especialmente relacionados ao fortalecimento da relação entre o Conselho Tutelar e os demais órgãos da rede de proteção, como escolas e serviços de saúde.

Um dos grandes êxitos foi a reconquista da confiança da educação em relação às denúncias feitas ao Conselho Tutelar, o que demonstra um avanço significativo na parceria e comunicação com essa área essencial.

DESAFIOS DE 2025

As conselheiras preveem para o ano que se inicia nesta quarta-feira os seguintes desafios:

1. Fortalecer a Rede de Proteção;

2. Garantir maior integração entre as instituições responsáveis pelo cuidado e proteção de crianças e adolescentes;

3. Promover capacitações e encontros para alinhamento de estratégias e troca de informações;

4. Ampliar o suporte e agilidade aos atendimentos;

5. Buscar recursos e suporte técnico que permitam maior eficiência nas respostas às demandas;

6. Desenvolver protocolos que garantam atendimentos mais rápidos e eficazes.

O compromisso de toda a equipe será trabalhar de forma ainda mais integrada, com foco no bem-estar e na garantia de direitos das crianças e adolescentes de Ibiúna. A união de esforços será essencial para enfrentar os desafios e construir uma rede de proteção sólida e funcional.

CT E INSTITIUIÇÕES EDUCACIONAIS

Outro objetivo do CT será reconquistar a confiança da educação nesse contexto significa restabelecer ou fortalecer a relação de credibilidade e cooperação entre o Conselho Tutelar e as instituições educacionais. Isto porque  se observou que havia um distanciamento ou falta de confiança nas ações e no papel do Conselho.

O Conselho, ouvido por vitrine online, realçou que está disposto a colaborar diretamente com a educação e com a comunidade. “Essa reconquista é essencial para garantir que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados e protegidos, fortalecendo a rede de apoio entre educação, famílias e Conselho Tutelar.”

CONSELHEIRAS

O Conselho Tutelar de Ibiúna é integrado por: Camila Leite; Elisangela Marmelo; Flávia Pereira;  Jaciara Soares e Marcia Matos.

CONTATO

O Conselho Tutelar de Ibiúna funciona na Rua Zico Soares, 230, de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.

Telefone/WhatSapp (15) 3248-2761 [atende 24h] – E-mail: conselhotutelar@ibiuna.sp.gov.br

Existe ainda o Disque 100 – e as ligações são gratuitas

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *