IBIÚNA – CREA-SP DIZ QUE PONTE PODE SER LIBERADA AO TRÁFEGO
“A estrutura vistoriada não apresenta condições físicas preocupantes que coloquem em risco usuários de tratores, veículos pequenos (automóveis) e médios (vans, peruas escolares e caminhonetes), motocicletas, bicicletas e pedestres.”
Esta, em síntese, é a conclusão do laudo técnico elaborado pelo engenheiro civil Marcelo Zambardino, inspetor especial Ibiúna, indicado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo – CREA-SP para analisar e emitir um parecer técnico da ponte que liga Ibiúna a Mairinque.
O engenheiro civil ao emitir seu parecer ressalva que não há risco da ponte “colapsar ou qualquer outro risco de acidente com [sua] estrutura, se respeitado o uso operacional normal”.
Da mesma forma, considerando as peculiaridades observadas na ponte, ele recomenda a proibição de tráfego por ela de “caminhões, carretas e máquinas agrícolas fora de estrada, colheitadeiras de grãos”, a fim de se garantir “a manutenção de desempenho”.

ANOMALIAS E CORREÇÃO
O laudo aponta “anomalias decorrentes do mau uso da ponte, originadas por veículos (carretas) longos e de largura excedente e máquinas do tamanho fora do normal (máquinas fora de estrada-colheitadeiras de grãos) por trafegar nessa ponte, fenômenos provocados por ação humana, que resultaram no deslocamento horizontal das longarinas e da laje do tabuleiro de uma das cabeceiras no pilar 4, podendo ser corrigido com ação de guindaste por elevação das longarinas e laje do tabuleiro recolocando em sua posição normal, não recomendando a correção por arrasto”.
MANUTENÇÃO E OBSTRUÇÃO

Zambardino, em seu parecer, recomenda “aos responsáveis pela manutenção da estrutura [da ponte] o imediato desenvolvimento de ‘Projeto de Manutenção e Obstrução da passagem de caminhões, carretas, máquinas de terraplenagem e agrícolas de grande porte (colheitadeiras), com monitoramento e controle da execução dessa recuperação, desenvolvido por empresa especializada.
“Após a manutenção adequada, é recomendada também a implementação de um permanente ‘Sistema de Manutenção com monitoramento e controle’, podendo ser liberado de imediato, após colocação de dispositivos para controle de bloqueio dos veículos mencionados anteriormente neste laudo, liberando apenas o tráfego de peruas escolares, vans, cominhonetes, tratores pequenos, veículos leves (automóveis), motos, bicicletas e pedestres por a ponte não oferecer disco de colapsar ou qualquer outro risco de acidente com a estrutura, se respeitado o uso operacional normal.”
Ela foi interditada, surpreendendo a população, no início da noite do dia 27 de dezembro último, provocando um caos viário em toda a região que perdura até hoje, causando sérios transtornos de mobilidade pública e até mesmo desespero em situações específicas, por exemplo, pessoas que precisam de cuidados médicos, como receber oxigênio no Hospital Municipal de Ibiúna ou tratamento nos hospitais de Sorocaba.
PEDIDO DE DESINTERDIÇÃO
O parecer foi solicitado pelo prefeito Mário Pires e entregue a ele na tarde desta quinta-feira (16) por Zambardino. O chefe do Executivo ibiunense também pediu um laudo técnico ao Departamento de Estradas de Rodagem – DER.
O objetivo de Mário Pires é encaminhar ambos os laudos ao Fórum de Ibiúna pedindo à Justiça [que ordenou a interdição da ponte (chamada Ponte Nova, inaugurada em 1936), por ter recebido denúncias de seu possível desabamento e não ter recebido nenhuma resposta às solicitações de esclarecimentos feitas ao governo anterior], que determine, o mais breve possível, a liberação do tráfego na ponte, respeitadas as restrições de segurança observadas pelos especialistas, tanto do CREA-SP quanto do DER.

O engenheiro Marcelo Zambardino mora em Ibiúna e foi indicado pelo CREA-SP para examinar e emitir laudo técnico sobre a estrutura da Ponte Nova