Vitrine Online, a melhor informação !

DERMATOLOGISTA ALERTA SOBRE CUIDADOS COM A PELE NO VERÃO

A pele é o maior órgão do corpo humano e está sujeita a várias alterações físicas e emocionais. Com a chegada do Verão, os cuidados com pele devem ser redobrados, porque as pessoas se expõem mais aos raios solares, sobretudo nas praias e em outros locais onde passam férias. Vitrine online apresenta entrevista especial com o dermatologista Luiz Roberto Mazzei, em que orienta os procedimentos que devem ser tomados para a proteção de adultos e crianças.

“Pedimos a todos que não se exponham mais à luz do Sol. Moramos num país tropical com alta incidência de radiação solar, que envelhece a mancha a pele e pode provocar melanoma, um tipo de câncer agressivo e fatal”, adverte o Dr. Mazzei.

De acordo com o médico, a Sociedade Mundial de Dermatologia está orientando as pessoas a não mais se exporem ao sol para se bronzearem, já que o câncer de pele está aumentando no mundo todo, em razão das mudanças nas radiações solares sobre a Terra.

As pessoas de pele clara e com muitas pintas (mesmo que não tenham pintas) são as que correm maior risco de contrair a doença, mas estão também sujeitas as pessoas de peles morena e negra.

“Nós não podemos mais nos expor diretamente à luz do Sol como as pessoas fazem na praia, durante horas, para obterem bronzeamento, pois o efeito nocivo dos raios sobe a pele é cumulativo ao longo dos anos, sem que as pessoas percebam.”

“Hoje estamos pedindo para as pessoas não ficarem mais bronzeadas. Antigamente, havia o conceito de que uma pessoa bronzeada era saudável. É justamente o contrário. Nós temos que ficar brancos porque o Sol envelhece muito e mancha a pele e pode provocar câncer. As pessoas não têm noção da gravidade desses riscos.”

Como se proteger?

Vitrine online – O que deve fazer quem vai à praia?

Dr. Mazzei – A pessoa tem de passar protetor solar forte sempre acima de 30 FPS (Fator de Proteção Solar) e, mesmo assim, ficar na sombra, embaixo do guarda-sol e não exposta totalmente para se bronzear.

Vitrine online – Que outras medidas devem ser tomadas?

Dr. Mazzei – Sempre usar camiseta escura, chapéu ou boné. Hoje em dia existem roupas que protegem contra a irradiação ultravioleta A e B, como camisetas, chapéus, óculos, guarda-sóis. Ao sair da água, a pessoa deve se secar e passar novamente o protetor solar. Toda vez tem de fazer isso. Na praia, deve-se usar o protetor solar de duas em duas horas e ficar na sombra, pois a sudorese diminui a proteção.

Vitrine online – Essa ideia de que tomar sol fortalece os ossos, como deve ser compreendida?

Dr. Mazzei – Tomar sol só um pouquinho já é suficiente para essa finalidade.

Crianças

O ideal (tanto para adulto quanto para crianças) é ir à praia antes das 10 horas da manhã e após às 16 horas, mas isso não significa que se possa ficar exposto ao Sol, mesmo nesses horários.

Vitrine online – Dr. Mazzei, quais os cuidados a serem tomados em relação às crianças?

Dr. Mazzei – Não se deve passar protetor solar em crianças com idade abaixo de 2 anos, pois pode causar alergia, assim como jamais se deve expor as crianças aos raios solares. Após os 2 anos, já se pode usar protetor para crianças e protegê-las também com chapéu e camiseta. Mas expô-las ao Sol, jamais!

Envelhecimento precoce

Vitrine online – Mesmo em cidades que não têm praias, que cuidados as pessoas devem tomar?

Dr. Mazzei – Os mesmos que nos referimos antes. Não ficar sentado em cadeira ou deitado em esteiras sob a luz solar, passar protetor solar (até mesmo nos dias nublados), usar chapéu ou boné, mesmo quando se caminha pelas ruas. Também quem está dirigindo deve passar protetor solar nas partes expostas, como rosto e braços.

Vitrine online – O bronzeamento artificial também provoca danos à saúde?

Dr. Mazzei – O bronzeador artificial não devia sequer ser fabricado.

Comentários