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NUTRICIONISTA DÁ DICAS DE BOA ALIMENTAÇÃO NO VERÃO.

Durante o verão, ocorre uma diminuição do metabolismo basal, pois nosso corpo não precisa de um esforço tão grande para manter a temperatura interna constante, como no inverno. Por esse motivo, devemos ingerir mais alimentos com baixa caloria e evitar alimentos gordurosos. Além disso, nos dias quentes, há maiorperda de líquidos e minerais devido ao aumento da temperatura corporal e à transpiração excessiva; portanto, devemos aumentar a ingestão de líquidos. De preferência água (evite as gaseificadas ou com sabor) ou água de coco (isotônico natural – repõe sais minerais perdidos na transpiração, naturalmente) e não espere a sede chegar, pois isso é um sinal de que já estamos desidratados.

O verão é uma época muito agradável o que torna uma excelente oportunidade para ingerirmos mais vitaminas, minerais e fibras, presentes nas frutas, verduras e legumes.

A ingestão de sal, principalmente no verão, deve ser controlada para evitar retenção hídrica (de líquidos) e consequente inchaço.

As carnes magras são as mais indicadas para esta época, pois são mais facilmente digeridas, além de serem mais saudáveis. Opte pelas carnes brancas de aves, peixes e cortes de carne vermelha magros, mas evite as carnes das aves com a pele e as carnes com gorduras visíveis.

Quanto ao preparo, varie entre cozidos, grelhados ou assados, deixando de lado frituras que não combinam com o clima quente do verão, além de serem extremamente calóricas. Para “beliscar”, utilize palitinhos feito com legumes (pepino, salsão, cenoura, beterraba, etc.) ou de frutas e molhos à base de iogurtes, servidos bem gelados, acompanhados com suco natural ou água de coco.

Receita de suco refrescante

Ingredientes:

2 xícaras de chá de melancia cortadas em cubinhos

2 xícaras de chá de morango cortados em cubinhos

2 xícaras de chá de água de coco

Açúcar ou adoçante a gosto

Modo de preparo:

Bater no liquidificador e servir com gelo (feito com água de coco).

 

Fabiana A. Borrego,
nutricionista clínica 

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