ACREDITE: A DUPLICAÇÃO DA BUNJIRO VEM AÍ, DEPOIS DE VÁRIOS ADIAMENTOS
Iniciada há sete anos, interrompida há três, a retomada das obras de duplicação da rodovia Bunjiro Nakao está, acredite, nos finalmente.
Só o governador Tarícísio de Freitas anunciou no mínimo duas datas, fins de agosto ou começo de setembro, depois outubro, agora, finalmente, tudo indica que as obras serão retomadas. Freitas chegou a cravar que as obras seriam concluídas em junho de 2026, o que está completamente fora das previsões efetivas.
A empresa terceirizada contratada pela Motiva-CCR Sorocabana, Dromos Infraestrutura Ltda., já estacionou caminhões e tratores no pátio de um posto de combustíveis na altura do km 60 da rodovia. A promessa é que o inicio seria 27 de outubro, depois dia 7, tudo em vão.
Mas de fato, ao que apuramos, falta apenas um ou outro ajuste final entre as duas empresas para que o serviço tenha início de fato, já que foram citadas também as chuvas como causa compreensível de adiamento.
Vitrine online desde o lançamento oficial do início das obras e a TVUNA, há pouco mais de dois anos, quando foi inaugurada, vêm acompanhando de perto esse assunto da maior relevância para Ibiúna e toda a Região, sobretudo no que diz respeito a evitar graves e trágicos acidentes registrados durante anos na rodovia.
Leitores e telespectadores nesse período vêm manifestando forte descrença nas autoridades governamentais exatamente porque a prometida duplicação vem sendo repetidamente adiada.
AGORA, SIM
O compromisso firmado entre a Motiva – CCR Sorocabana e a Dromos Infraestrutura fixa a conclusão das obras retomadas em março de 2027, a data do inicio oficial era outubro de 2025, já obsoleta.
As obras abrirão 300 postos de trabalhos diretos e a fonte de receita considerada é de pedágio.
A conclusão das obras de duplicação da SP250 diz respeito ao segmento entre Vargem Grande Paulista (km 45) e Ibiúna (km 68,7), considerada no projeto executivo como “um marco muito importante para os motoristas que trafegam entre os municípios da região”.
“A duplicação proporciona a segregação do tráfego de longa distância do tráfego com maior segurança, conforto e fluidez aos usuários e munícipes, maior qualidade de vida à população com a redução do tempo de trajeto e maior desenvolvimento à região.”
As obras serão realizadas contemplando uma infraestrutura completa onde serão retomados os serviços de terraplenagem, implantação de estruturas de contenção, execução de pavimentação, obras de arte corrente e drenagem, elementos de segurança, sinalização horizontal e vertical e revestimento vegetal.
CARACTERISTICAS DA OBRA
Eis as características das obras que serão realizadas no trecho indicado:
• Conclusão de projeto de duplicação com 10 km de extensão em pavimento flexível, para conclusão dos segmentos inacabados;
• Conclusão das obras em 14 km de extensão nos segmentos inacabados já duplicados;
• Conclusão de 04 Obras de Arte Especial atualmente inacabadas;
• Implantação e adequação de elementos de segurança: Defensas metálicas e barreiras rígida;
• O sistema de drenagem superficial será composto por sarjetas e valetas de proteção de cortes e aterros, entradas e descidas d’agua, bueiros de greide, dissipadores de energia e caixas coletoras, bocas de lobo e drenos de pavimento rasos e profundos.
• Adequação e Implantação de 05 Passarelas, sendo:
▪ Passarela – Nova – km 046+595 – Redistribuição;
▪ Passarela – Nova – km 049+040 – Redistribuição;
▪ Passarela – Nova – km 062+215 – Redistribuição;
▪ Passarela – Nova – km 068+530 – Redistribuição;
▪ Passarela – Adequação – km 059+155 – Redistribuição.
• Implantação de 07 Dispositivos de Retorno em Nível, sendo:
▪ km 049+850 – Rotatória Alongada – Novo – Redistribuição
▪ km 051+790 – Rotatória Alongada – Novo – Redistribuição
▪ km 053+610 – Rotatória Alongada – Novo – Redistribuição
▪ km 058+450 – Rotatória Alongada – Melhoria – Redistribuição
▪ km 062+650 – Rotatória Alongada – Melhoria – Redistribuição
▪ km 065+000 – Retorno em U – Novo – Redistribuição
▪ km 067+770 – Retorno em X – Novo – Redistribuição.
SAIBA O QUE É
Nota da Redação: Em construção de rodovias, o termo “redistribuição” refere-se geralmente ao processo de movimentação e realocação de materiais (como solo, cascalho, brita ou outros agregados) dentro do canteiro de obras para garantir a correta formação das camadas que compõem a estrutura da estrada, como o subleito, a base e o revestimento.
