IBIÚNA – SEMEADORAS DO AGRO DEFENDEM PROTAGONISMO DA MULHER NO CAMPO

Na última semana realizou-se um encontro de mulheres produtoras e trabalhadoras na agricultura no município de Ibiúna, promovido pela Faesp, Senar, Sebrae e Sindicato Rural de Ibiúna, no salão da Casa Maria de Nazaré, no centro da cidade.

Coube à Dra. Juliana Farah, presidente da Comissão Semeadoras do Agro, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, esclarecer os esforços que vêm sendo feitos em defesa do protagonismo feminino no empreendedorismo no agro.

PROTAGONISMO

Sua palestra abordou o tema “Protagonismo Feminino – Do empreendedorismo ao acesso ao crédito no campo”. Ela explicou que o objetivo da Comissão “é trazer a mulher do campo para a visibilidade dos sindicatos rurais, que os sindicatos rurais [ela é presidente do Sindicato Rural de Mineiros do Tietê, no  interior paulista] são o lugar também da mulher, não só dos homens”.

Segundo Farah, “a mulher sempre esteve no campo, muitas vezes gerindo a propriedade, a lavoura, mas na invisibilidade”, isto porque “ninguém dá voz para às mulheres, não ouvem as mulheres” e, por isso, “elas têm dificuldades, por exemplo, de ter acesso a linhas de crédito, simplesmente por serem mulheres”.

“Nós não queremos mostrar que a mulher está no lugar do homem, mas estar ao lado, podendo contar com as ferramentas, tudo que a gente tem de tecnologia e inovação e que ela pode, sim, mudar seu dia a dia no campo.”

“Nosso trabalho começou pequeninho e o que mais me emociona, nesses quatro anos, é ver que “muitas mulheres, que começaram a acreditar nelas, que começaram a transformar suas vidas, muitas vezes não viam a luz no fim do túnel. Hoje elas vêm participando dos cursos dos sindicatos rurais, elas vêm se capacitando e abrindo seus próprios negócios”.

“E isso é muito bonito – assinalou Farah – porque são vidas e a nossa missão é fazer elas serem protagonistas da própria vida.”

Sandra, Olga, Katia, Cintia, Sandra Lima, Inês

SAÚDE NO CAMPO

Nesse contexto a mulher não é vista apenas como empreendedora capaz de gerir o próprio negócio, mas a preocupação dos sindicatos rurais é também com sua saúde.

Há dois anos foi lançado um projeto pelo Senar promovendo a saúde da mulher no campo, chamado “Semear é cuidar”, que garante a realização anual de mamografia em clínicas particulares, realização de exames complementares, em parceria com a ONG “Orienta a vida”.

Mais de 7.000 mulheres foram atendidas em 2025. Este ano, anunciou, foi incluído o exame de colo de útero e neste mês haverá inclusão do serviço de prevenção de câncer de pele.

A palestrante, em entrevista a TVUNA e vitrine online, indicou o endereço @semeadorasdoagro para todas interessadas em obter mais informações e orientações.

PARTICIPANTES

Além de dezenas de mulheres convidadas para o evento, também participaram o presidente do Sindicato Rural de Ibiúna, Maurício Tachibana; o coordenador dos cursos do Senar, Antônio Custódio, e Alexandre Martins, gerente do Sebrae Sorocaba.

A Dra. Maria Lúcia Ferreira, integrante da Comissão Semeadoras do Agro, falou sobre as ações da Faesp em prol da mulheres do campo. “Amar e se cuidar – Prevenção ao Câncer de Mama” foi o tema do Momento Saúde. Houve também o Momento Sebrae a cargo da analista de negócios da instituição, Karen Alves Ajala.

CONHEÇA AS SIGLAS

Faesp – Federação da Agricultura e Pecuária  do Estao de São Paulo

Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas

EVENTO

Esse evento foi realizado no dia 25.11

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *