IBIÚNA – A PRÁTICA DO JORNALISMO PLURALISTA NA TVUNA E VITRINE ONLINE
A prática do jornalismo pluralista, seguida pela TVUNA e vitrine online, distante e isenta das famigeradas fake news e sensacionalismos, dá mais trabalho, exige mais cuidado, mas, no entanto, enriquece o perfil dos telespectadores e leitores.
Por isso mesmo há sempre uma interação qualificada com o público e é gratificante contabilizar 160 ou 200 mil visualizações mensais, dependendo dos conteúdos das notícias.
Houve um caso viral em que as visualizações ultrapassaram 2,5 milhões, mas isso foi um reflexo imponderável.
Agora vamos ao tema deste artigo especial.
A COBERTURA feita pela TVUNA e vitrine online da audiência pública do novo projeto de lei contra a importunação do sossego debatido na Câmara Municipal no dia 26 de novembro foi um marco no exercício do jornalismo pluralista em Ibiúna.
Se vitrine online, que completa 13 anos de existência no município, reportou para a opinião pública o evento que atraiu ao plenário pelo menos uma centena de pessoas, a TVUNA expos a diversidade de pontos de vista sobre o fenômeno que vem gerando sérios transtornos à população.
PERTURBAÇÃO SONORA
A exposição das autoridades e dos cidadãos revelou um cenário de unanimidade: é preciso pôr um basta nos abusos sonoros que atormentam a paz e o sossego no vasto território municipal, com dezenas de bairros.
O propositor do projeto, vereador Lucas Pires, teceu um argumento considerável. Segundo ele, a legislação em vigor precisa ser substituída por outra mais eficaz na contenção dos ruídos excessivos que se ouvem principalmente nos fins de semana e desafiam as autoridades que atuam na segurança pública em Ibiúna.
REPERCUSSÃO
Ao expor as manifestações dos participantes, a TVUNA permitiu notável repercussão entre dezenas de milhares de pessoas que puderam tomar conhecimento do conteúdo da audiência. Igualmente, puderam se manifestar por meio de comentários, com raríssima exceção, tachando o tema como motivo de real preocupação.
Houve alguns que confessaram temor de ameaças e intimidações dos infratores e outros que passaram a sofrer distúrbios psíquicos decorrentes do barulho ensurdecedor durante a noite toda. Disseram que até pets sofrem com isso.
Houve, ainda, quem defendesse a realização de reuniões barulhentas, como liberdade das pessoas se reunirem e se divertirem, o que levantou a questão dos limites jurídicos na consagrada frase: “O seu direito termina onde começa o do outro”.
CONSCIÊNCIA COLETIVA
Ainda que o tamanho e a complexidade do problema sejam maiores do que a real possibilidade de sua contenção efetiva, no mínimo a audiência promoveu uma consciência coletiva e abriu as portas para a criação de uma lei que consiga superar os limites que impedem atualmente uma ação que produza resultados consideráveis em prol do sossego, do sono e da paz da população.
Em suma, a TVUNA e vitrine online partem do princípio de que a boa prática de um jornalismo responsável, livre de notícias falsas, deve-se reconhecer, é a melhor forma de servir aos seus telespectadores e leitores e de promover a boa convivência social. (C.R.)
