IBIÚNA – POR 10 VOTOS, CÂMARA AUTORIZA PREFEITURA A ATUALIZAR VALOR DO IPTU

Na última sessão legislativa de 2025, da Câmara Municipal de Ibiúna, realizada na terça-feira (9), os vereadores analisaram e decidiram sobre 24 projetos de lei e debateram temas relevantes, como iluminação pública.

Por 10 votos favoráveis, 4 contrários e 1 ausência, a Câmara autorizou a Prefeitura atualizar o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano  IPTU. Os percentuais do aumento deverão ser definidos pelo Poder Executivo.

Vitrine online reproduz abaixo o resumo das atividades da última sessão preparado pela Assessoria de Imprensa da Edilidade.

A próxima Sessão Legislativa será realizada em 3 de fevereiro de 2026.

UFMI – Segundo o teor enviado pelo Poder Executivo, os artigos da lei atualizam da UFMl para o exercício de 2026 (entra em vigo em 1º de janeiro), com acréscimo percentual de 4,68%, correspondente ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo/taxa de inflação) acumulado até outubro de 2025, medido pelo IBGE; e vai ser fixado em R$ 98,27.

ILUMINAÇÃO E VIDEOMONITORAMETO – Um outro projeto do Executivo gerou muito debate  foi o que autoriza, após nova regulamentação de lei federal, a Prefeitura a usar um porcentual da CIP, taxa de Custeio da Iluminação Pública, para ampliar o videomonitoramento das câmeras de segurança no município. Os vereadores Francine Bello e Lucas Pires foram contra, alegando que a arrecadação da CIP deve, em primeiro lugar, a acertar os problemas da iluminação pública de Ibiúna, não discordando do investimento em segurança, via monitoramento. Os demais vereadores, que votaram a favor, também destacaram a situação, digamos, não exemplar da iluminação – segundo o líder do governo, vereador Carlinhos Marques, espera-se a conclusão de uma licitação para arrumar as lâmpadas e ampliar a rede – mas que também seria útil gerar recursos para o videomonitoramento.

EMENDAS IMPOSITIVAS – O Projeto de emenda à Lei Orgânica nº 02/2025, de autoria do vereador Rodrigo Moraes, que estabelecia porcentagem maior do orçamento para ser destinado a emendas parlamentares impositivas, foi rejeitado por um voto: 8 x 7. A base do governo se fez atuante e barrou a iniciativa.

PPA – Uma importante aprovação unânime foi da redação final do PPA, o Plano Plurianual, que estabelece as diretrizes orçamentárias para Ibiúna nos próximos quatro anos

EDUCAÇÃO E SAÚDE – A vereadora Francine Bello teve aprovado três projetos de lei: um que obriga a rede pública de saúde do município a realizar teste de saúde da glicemia (para saber se há diabetes) em crianças de 0 a 6 anos, 11 meses e 29 dias. Outra aprovação é a lei que institui e regulamenta o “Projeto Escola Segura”, prevendo cursos, certificações e capacitações semestrais aos agentes escolares, para tentar coibir ou diminuir os casos de abusos sexuais. E também o PLO (Projeto de Lei Ordinária] que dispõe sobre o direito de crianças e adolescentes vítimas de abuso ou exploração sexual à prioridade no atendimento psicológico na rede municipal de saúde do Município de Ibiúna.

SINALIZAÇÃO NO TRÂNSITO – O vereador Lucas Pires teve aprovado o PLO nº 112/25, que “dispõe sobre a padronização de todos os equipamentos de sinalização de trânsito, temporários e permanentes, e define que, no caso dos equipamentos temporários, seja impressa uma identificação exclusiva, e dá outras providências.”

REAJUSTE DO FUCIONALISMO – Foi aprovado o Projeto de Lei Complementar (PCL) nº 177/25 que faz a “Revisão Geral de Vencimentos” do funcionalismo público municipal. O reajuste salarial da inflação foi calculado e será de 4,68%.

IPTU – Também foi aprovada (10 votos favoráveis, 4 contrário e 1 ausência) autorização para a Prefeitura atualizar o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano. Na mensagem do projeto ainda não há porcentuais ou valores, que serão definidos posteriormente pelo Poder Executivo.

DIA DO ROCK – O PLO nº 184/25, de autoria do vereador Paulinho Dias, institui o Dia do Rock no município. Segundo o autor, a iniciativa fomenta a cultura do município.

CONSEMA – O PLO nº 187/25 traz novas regulamentações ao Conselho de Gestão do Fundo Municipal de Alimentação – Consema. A iniciativa do Poder Executivo visa garantir mais recursos, principalmente do Governo Estadual, para aumentar as ações governamentais na área.

Os demais projetos regularizam ruas e logradouros em Ibiúna.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *