PREFEITO EDUARDO ANSELMO REVELA: ‘ENFIM, PODEMOS GOVERNAR’

Em entrevista exclusiva à vitrine online concedida na quarta-feira (26), o prefeito Eduardo Anselmo, se expressando de modo tranquilo e confiante, fez importantes revelações sobre o presente e o futuro do seu governo e enfatizou seu maior compromisso com o povo ibiunense: promover o desenvolvimento do município. É oportuno lembrar o inédito contexto político para entender o significado de sua frase – ‘Enfim, agora podemos governar’. O prefeito tomou posse no dia 1º de janeiro de 2013, mas teve que entregar o cargo no dia 6 de setembro a Fábio Bello; no entanto, no dia 6 de dezembro, três meses depois, reassumia o governo. Essas mudanças provocaram uma situação de governabilidade extremamente difícil, que agora parece estar superada, pelo que declarou nesta entrevista.

Vitrine online – Prefeito, como está seu governo hoje?

Eduardo Anselmo – O governo está entrando no caminho que nós gostaríamos que ele estivesse. Encontramos dificuldades neste reinício, em especial, uma vez mais, com a questão da contabilidade, a parte financeira, que nos permite na verdade encaminhar as licitações, as compras, para tudo aquilo que precisa ser realizado. A população precisa ver as coisas acontecerem, a estrada, o remédio, digamos, tudo que necessita. E tudo isso precisa que façamos as coisas de modo correto. Para tanto, precisamos nos organizar para termos as condições necessárias e podermos executar nossos planos. E nós conseguimos, com muito esforço, finalmente fechar o balanço de 2013 na data de ontem [25.2]. Portanto, a partir de agora nós podemos dar encaminhamento em tudo aquilo que nós pretendíamos e, com certeza, esse encaminhamento mostrará os resultados que as pessoas esperam.

Vitrine online – Isso significa que o senhor está livre para governar?

Eduardo Anselmo – Sim. Porque durante esse período, todos nós ficamos sempre de mãos atadas, pois você até tem o dinheiro para comprar, mas você não tem como fazer o empenho

Vitrine online – Por quê?

Eduardo Anselmo – Porque justamente para você abrir o exercício de 2014, era preciso que nós pudéssemos fechar o exercício de 2013.

Vitrine online – Entendi. Sem isso, o senhor não pode contratar nada.

Eduardo Anselmo – Nós só podemos manter os contratos existentes, mas não efetuar novos.

 

SAÚDE

Vitrine online – O senhor pode relacionar as prioridades do seu governo?

Eduardo Anselmo – Elas estão dentro daquilo que a população realmente reclama. A saúde é uma delas. Nós, agora, estamos conduzindo o nosso hospital para uma gestão plena para poder atender de forma satisfatória a atenção básica, que é a nossa obrigação primeira. Por isso, estamos adotando uma gestão plena, com uma OS [Organização Social] que vai poder gerir os recursos, enfim, que nós transferiremos e, com certeza, os resultados serão melhores para a população.

 

ESTRADAS

Eduardo Anselmo – As estradas são outra de nossas prioridades. Elas dependem de uma intervenção com relação a máquinas, pedras, emulsão asfáltica.

Vitrine online – Efetivamente o que será feito?

Eduardo Anselmo – Nós continuaremos o trabalho que fizemos no ano passado que deu resultado, mas, depois, foi interrompido. Ao retomarmos agora, se tivesse havido uma manutenção melhor, nós talvez não teríamos que gastar novamente. Quando falamos de estradas, referimo-nos às vicinais de terra. As outras que são de asfalto, que quase não têm mais asfalto na verdade, mas o que sobrou do asfalto, vamos procurar fazer o registro do preço da emulsão asfáltica, a fim de que possamos executar ao longo do ano até recapeamento, em vez de tapa-buracos. Algumas estradas não têm mais condições de serem melhoradas por serviço de tapa-buracos. Então será preciso fazer recapeamento mesmo. Fora isso, esperamos poder recuperar o recurdo do Dade de 2013 que envolvia o asfaltamento da Estrada do Colégio e fazer essa estrada. Esperamos também, com o trabalho do Sistema São Lourenço [já conversamos com os grupos responsáveis pela obra, Andrade Gutierrez e Camargo Correia], em trabalho conjunto, recapear Estrada do Verava, uma vez que será bastante degradada com a passagem de caminhões pesados que levarão tubos para as obras do Sistema São Lourenço [sistema de captação de água da Represa do França, em Ibiúna, que abastecerá uma população estimada em 1,5 milhão de pessoas em sete municípios: Itapevi, Cotia, Jandira, Carapicuíba, Barueri, Vargem Grande Paulista e Santana de Parnaíba].

 

EMPREGOS

Eduardo Anselmo – Outra preocupação nossa é a geração de empregos. Vamos dar continuidade aos trabalhos que nós já iniciamos com relação às indústrias que já assinaram conosco para se instalar em Ibiúna. Ainda estão dependentes de decisões burocráticas como, por exemplo, documentação de cartório, para que elas possam dar início a esse trabalho.

Eduardo Anselmo – No mesmo compasso, temos o firme propósito de estabelecer em Ibiúna uma ETEC [Escola Técnica Estadual]. Nós verificamos que não teríamos condições para construir essa ETEC nem neste ano, nem no próximo. Então decidimos alugar um local apropriado. Sabemos que esse aluguel é um passo importante para construirmos, porque a partir do momento em que tivermos essa locação [O local cogitado é onde antes funcionava a extinta revendedora Ibicar, que comercializava veículos da Volkswagen e o aluguel está estimado em R$ 20 mil/mês, grifo nosso] nós conseguiremos, com a ETEC instalada efetivamente, construir a escola com recursos do Governo Estadual. A propósito, já conversamos com o Centro Paula Souza [autarquia ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que administra as ETECs e Fatecs] sobre essa real possibilidade. Enfim, nós precisamos dar partida ao processo de instalação.

 Vitrine online – O que significa a ETEC para Ibiúna?
Eduardo Anselmo – Significa formação educacional e cultural, mudança cultural, melhoria na qualidade da mão de obra. Significa, numa palavra, desenvolvimento. A ETEC é um polo cultural, não só um polo de formação educacional. Através dela, levaremos o curso da Via Rápida, que nós temos na escola Vannuchi, atualmente da ETEC de Piedade, levaremos os cursos da ETEC que estão sendo ministrados na escola Roque Bastos e também o curso pré-vestibular. Isso é um grande passo. A locação do espaço neste momento é um grande ganho.

 

SANEAMENTO BÁSICO

Eduardo Anselmo – O saneamento básico é outra de nossas prioridades. Por isso, no ano passado foi nossa luta para que fosse aprovada a lei na Câmara Municipal para autorização de contratação da Sabesp, efetivada a assinatura do contrato e este ano começa a execução desse contrato que abrange ações na área urbana. A ideia é a universalização do saneamento na área urbana. E isso é um ganho muito grande. Paulatinamente, nós teremos ações na Vargem do Salto, no Piaí, retomada das obras no Paruru e implantação de obras com o Sistema São Lourenço no Verava e no Carmo Messias. Atendendo a zona urbana e os núcleos urbanos isolados que nós temos, sobretudo os maiores, vamos contribuir para redução da poluição dos rios que já estão ficando muito degradados e levando a poluição à represa e, com ele, a poluição do Rio Sorocaba. Então essa ação de saneamento básico atenderá não somente os nossos interesses, mas os interesses de toda a região.

 
EDUCAÇÃO

Eduardo Anselmo – No campo da Educação temos compromissos assumidos com perante o Governo Federal em relação à educação infantil até o ano 2016. Então, nós vamos iniciar as ações já este ano. Há previsão das construções das creches Pró-Infância nos bairros do Gabriel, Recanto das Orquídeas e no Paruru e também uma creche-escola no Residencial São Lucas. Serão quatro unidades para atender à creche e a educação infantil. Também temos para este ano a construção da escola do Paruru. Além disso, temos pela frente fazer a revisão do plano de carreira da Educação, melhorar as condições e reformar das escolas. Nós contratamos um engenheiro com a missão específica para cuidar dessa providência. A cada quinze dias ele apresentará um projeto de reforma que encaminharemos para licitação. Vamos aplicar o dinheiro corretamente, incluindo a formação dos professores.

Vitrine online – Como o senhor vê sua equipe de governo?

Eduardo Anselmo – Nos formamos uma equipe que tem pessoas técnicas e pessoas mais do lado político. A ideia é aliar esses atributos, os técnicos com os políticos, para podermos realizar um trabalho coeso. Sabemos que existem aqueles que ainda demonstram inexperiência, mas a inexperiência se supera por meio da vontade de aprender. 

Vitrine online – O que move seu governo?

Eduardo Anselmo – É a vontade de realizar que, por enquanto, não está concretizada em ações, mas, com certeza, essas ações acontecerão porque nós acreditamos que é possível, que podemos realizar mais.

Vitrine online – Como sua equipe está sendo motivada e orientada?

Eduardo Anselmo – Antes fazíamos reuniões semanais com os secretários, agora a reunião geral passou a se realizar uma vez por mês, mas, em compensação, estou juntando segmentos, conversando com pequenos grupos afins para aprumar nossas ações de modo coeso. Mas precisamos capacitá-los de forma mais profissional para que eles respondam cada vez melhor. E isso nós faremos. Nós investiremos também em treinamento, não só dos secretários, mas também dos diretores de departamentos. Na verdade, todos nós precisamos o tempo todo nos requalificar, para sermos melhores e também termos satisfação com o que fazemos.

Vitrine online – Seu grande compromisso com a cidade de Ibiúna é…

Eduardo Anselmo – É o interesse público, o desenvolvimento deste município. O que queremos é que o município se desenvolva, que as pessoas sintam alegria de viver aqui, que as pessoas se sintam acolhidas quando vierem para cá, que se sintam bem e que possam dizer que moram aqui e que sintam orgulho realmente de viver neste lugar. E nós, do poder público, queremos trabalhar incansavelmente. Se não conseguirmos fazer até agora, nós temos a certeza de que sabemos que isso é possível e que iremos realizar tudo isso. As coisas acontecerão.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.