IBIÚNA TERÁ O PRIMEIRO CENTRO PARA PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA EM JUNHO

Piaí, em torno do qual se localizam diversos bairros, será o primeiro no município de Ibiúna a ser beneficiado com a instalação, até o dia 30 de junho, de um Centro de Referência em Assistência Social – Cras, unidade responsável pela oferta de serviços de proteção social, nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

O convênio, para a concretização desse objetivo, foi assinado hoje à tarde (27) pelo prefeito Eduardo Anselmo (PT) e o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rogério Hamam, em solenidade realizada no Centro Olímpico, que contou também com as presenças do deputado estadual Gilmaci Santos (PRB), secretários municipais, vereadores e representantes de outros municípios.

Por meio do Cras, que vinha sendo aguardado por Ibiúna havia anos, famílias, crianças adolescentes, idosos, grupos minoritários e população vulnerável “podem ser atendidas e incluídas em ações e projetos da rede social de sua cidade”.

O Cras foi criado dentro da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e integra o Sistema Único de Assistência Social e passou a contar com apoio do governo estadual para implantação efetiva das unidades nos municípios paulistas. Ibiúna, assim como outros quarenta e quatro municípios, receberá R$ 60 mil como subsídio para implantar o centro.

O prefeito Eduardo Anselmo, em breve porém entusiástico discurso, lembrou o primeiro contato há meses que manteve com o secretário Hamam, que reagiu com surpresa quando soube que Ibiúna ainda não contava com o Cras [“Como pode”?] e imediatamente incluiu a cidade para integrar a rede de atendimento de proteção social básica. “Nosso propósito, disse o secretário, é agilizar ao máximo as implantações Cras, de modo que a totalidade dos municípios paulistas sejam beneficiados.” Em relação aos recursos destinados aos municípios, no montante total de R$ 2,7 milhões, enfatizou que “o valor trata-se de um empurrão, um estímulo, a fim de que, com as instalações das unidades, a rede de proteção social básica se amplie e cumpra a sua função”.

A gestora municipal de Política de Assistência Social de Ibiúna, Adriana Boreika, disse à vitrine online que o plano para instalação do Cras no município [condição para a liberação do recurso] está pronto desde 2010.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.