Vitrine Online, a melhor informação !

APROVEITE AS DICAS DELICIOSAS DE SOPAS PARA ESTE INVERNO

As sopas podem substituir uma refeição tranquilamente, sobretudo no jantar quando devemos ingerir alimentos mais leves. A sopa é ideal para crianças, pois podemos concentrar um grande número de legumes e verduras. Para fazer uma sopa basta usar a criatividade, abusar dos legumes e verduras e completar com vários tipos de macarrões ou arroz.

Caldo com Gotas de Milho

Ingredientes

1 xícara de cebola picada

2 dentes de alho

2 colheres de sopa de azeite

2 xícaras de tomate picado

1 tablete de caldo de carne

1 xícara de leite

4 xícaras de água

1 xícara de farinha de milho

1 colher de sopa de farinha de trigo

Meia xícara de água morna

2 colheres de sopa de salsa picada

Sal a gosto.

Modo de Preparo

Refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente o tomate picado e o caldo de carne e refogue. Acrescente o leite e a água e deixe cozinhar bem. Leve tudo ao liquidificador e bata. Volte a panela e deixe ferver. Em uma tigela, misture a farinha de milho, a de trigo, a água morna e o sal. Mexa bem, modele bolinhas pequenas e coloque no caldo fervente. Desligue o fogo e coloque a salsa.

Dicas:  Consuma milho. É barato, comum e nutritivo. Rico em carboidratos é um excelente energético, além de ser rico em vitaminas do complexo B, vitamina A e manganês (tem ação antioxidante). A luteína também está presente no milho, esta substância é responsável pela prevenção à degeneração macular, doença que deixa a visão embaçada.

 

Sopa de arroz com lentilha, alho-porró e vinho branco                                                                                                                       Ingredientes                                                                                                                                                                                             

1 xícara de chá de lentilha vermelha ou verde

1 dente de alho picado

1 folha de louro

sal

3 colheres de sopa de azeite

1 alho-porró cortado na diagonal (apenas a parte branca)                                                                                                                                 1 xícara de chá de arroz

½ xícara de chá de vinho branco seco

2 xícaras de pão amanhecido ou pão de forma cortado em cubinhos e dourado no forno ou 2 xícaras de aveia em flocos

Modo de Preparo                                                                                                                                                                                     

 Em uma panela grande, junte a lentilha,1 litro de água, o alho e o louro. Tempere com o sal. Leve ao fogo até ferver. Abaixe a chama e cozinhe por 10 minutos com a panela semitampada. Em outra panela, aqueça 2 colheres de sopa de azeite e refogue o alho-porro por 5 minutos. Acrescente a lentilha cozida, o arroz e o vinho branco. Leve ao fogo baixo e cozinhe com a panela semitampada até que o arroz fique macio. Verifique o tempero. Se necessário, acrescente um pouco mais de água fervente. Na hora de servir, regue com azeite restante e só acrescente as torradinhas no momento de servir.

Dicas: Sopa rica em carboidratos, importante macronutriente que tem a função de fornecer energia. A lentilha é rica em potássio, mineral fundamental para a contração muscular é essencial para manter a flexibilidade e hidratação dos cabelos e fósforo mineral que juntamente com o cálcio ajuda a construir o esqueleto e ajuda a melhorar a resistência orgânica e a reduzir a sensação de fadiga.

 

Sugestões da nutricionista Fabiana A. Borrego

www.chefenutri.com.br

 

 

Comentários