IBIÚNA INAUGURA I CRAS PARA ATENDER ÀS FAMÍLIAS E PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RISCO

“O lugar é simples, mas a vontade das pessoas que vão trabalhar no CRAS é muito grande. Em breve, a prefeitura vai construir uma sede própria para o Centro de Referência e, assim, deixar à disposição da população um equipamento fundamental de composição do serviço de proteção social básica”, afirmou o prefeito Eduardo Anselmo ontem (16), durante a solenidade de inauguração do I Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, no bairro do Piaí.

A primeira-dama, Albertina Domingues, abriu a solenidade agradecendo pelas presenças do secretário Estadual de Desenvolvimento Social, de vereadores, funcionários municipais ligados do tema, vereadores e munícipes moradores na localidade e enalteceu o esforço feito pela prefeitura para conquistar a instalação da primeira unidade do Cras no município de Ibiúna.

O novo espaço conta com salas para oficinas, coordenação, cozinha, banheiros, equipe técnica e multidisciplinar. A equipe será composta por 2 assistentes sociais, 1 psicólogo, 1 coordenador e 2 técnicos de nível médio, de acordo com o Sistema Único de Assistência Social – SUAS).

Na ocasião, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam, destacou o compromisso assumido e a dedicação do prefeito Eduardo Anselmo, para a implantação do CRAS.

Adriana Boreika, coordenadora do Cras, assinalou que a instalação do serviço no município é uma grande conquista pleiteada desde 2009. “O prefeito Eduardo, no período em que foi vereador, sempre nos cobrou muito para que o CRAS viesse para Ibiúna, e hoje, é uma realidade, passamos de gestão inicial para gestão básica.”

CRAS

O Centro de Assistência Social (CRAS) é a principal porta de acesso aos serviços e programas sociais, sendo uma unidade estatal do governo federal. O público assistido pelo CRAS é composto por famílias em situação de vulnerabilidade social, famílias beneficiárias de programas de transferência e benefícios assistenciais, famílias em situação de vulnerabilidades em decorrência de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros, pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social. O CRAS do bairro Piaí funcionará de segunda à sexta-feira, das 9 às 16h30.

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.