BELLO DETERMINA FECHAMENTO DA PREFEITURA E DEVE REASSUMIR O CARGO NESTA 6ª FEIRA

A prefeitura de Ibiúna está fechada desde a noite de ontem (2) e vigiada pela Guarda Civil Municipal por ordem de Fábio Bello que, por força de liminar que lhe foi concedida pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE, relatada pelo ministro Luiz Fux, deverá tomar posse  imediata no cargo de prefeito do município nesta sexta-feira. Se a notícia provocou manifestação pública, com espocar de fogos e concentração em frente ao Paço Municipal, por parte de correligionários de Bello, de outro lado causou perplexidade em grande parcela da população, aturdida com a surpreendente decisão, ainda mais na véspera das eleições no próximo domingo. A liminar não garante, todavia, a permanência no cargo até o fim da atual gestão, uma vez que Eduardo Anselmo deverá recorrer e, da mesma forma, pode retornar ao cargo. A decisão do TSE não livra Bello da condenação por improbidade administrativa.

Nas considerações expostas pelo relator desponta talvez a principal razão para a concessão da liminar: “O Autor [do mandado de segurança, Fábio Bello] informa, ainda, que ‘o Juiz da 191ª Zona Eleitoral Zonal, na mesma data de 06/12/2013 e recebendo a petição sob a pecha de expediente vinculado ao processo de impugnação de registro, determinou a remessa dos autos à manifestação do Parquet Eleitoral e, na sequência, sem facultar a possibilidade de manifestação do Requerente e do seu Vice, ACOLHEU O PEDIDO PARA: 1º) Tornar sem efeito a cerimônia de recontagem dos votos do dia 06 de setembro de 2013 daquela 191ª Zona Eleitoral; 2º) Desconstituir os diplomas do Requerente e seu Vice-Prefeito; 3º) Repristinar os diplomas dos Requeridos; 4º) Oficiar a Câmara para que empossasse os Requeridos; 5º) Aguardar o retorno dos autos principais para, então, juntar aquele expediente vinculado’.”

Além de receber diversos ligações telefônicas na noite de ontem de pessoas indagando sobre a veracidade das informações que circulavam sobre a decisão da Justiça Eleitoral, vitrine online ouviu diversas personalidades ibiunenses, a totalidade das quais, independentemente de que seja Fábio Bello  ou “quem quer que seja”, considerou a situação em si “absurda” para o município de Ibiúna que vem sofrendo sérios problemas, principalmente na área da saúde. Segundo, disseram as pessoas entrevistadas por telefone,  essa nova mudança “dissolve todo o esforço que vinha sendo feito para obtenção de recursos e implantação de projetos em andamento”.

Em suma, essa quebra de mandato pela quarta vez, parece, gerou um clima de notória perplexidade, ampliando a sensação de incertezas que já se incorporou ao dia dia dos ibiunenses.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.